Notícias



Pets sem teto

Projeto oferece atendimento veterinário gratuito para animais de rua em Porto Alegre

ONG fornece consulta clínica, vacinação, tratamento de pele, oftalmológico e entrega de medicamento

24/05/2022 - 12h52min

Atualizada em: 24/05/2022 - 12h52min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail

Filhote, adulto, de grande, médio ou pequeno porte. Companheiros de quem vaga pelas esquinas, os animais de tutores sem teto contam com um serviço veterinário especializado em Porto Alegre: é a ONG Médicos-Veterinários de Rua — no Instagram, Vets de Rua-Poa. Criado no segundo semestre de 2021, o projeto atendeu 200 animais nas sete ações realizadas em comunidades de maior vulnerabilidade e no Viaduto Imperatriz Leopoldina, na Avenida João Pessoa. Segundo uma das coordenadoras, a bióloga Camila Timm Wood, 36 anos, o objetivo é tratar os pets ao menos duas vezes por mês.

— A pessoa em situação de rua, às vezes, tem o animal como único companheiro. Todo mundo merece um animal de estimação, criaturas que alegram nossa vida — afirma a bióloga, em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta segunda-feira (23).

Via de regra, os atendimentos são para cães, que são maioria ao lado de quem está em situação de rua. Mas os voluntários já depararam com gatos e até com uma calopsita nas abordagens.

Os médicos-veterinários oferecem gratuitamente medicamentos, consultas clínicas, vacinação, tratamento de pele e oftalmológico, além de outras especialidades. No momento em que é avaliado, o animal ganha ainda uma carteirinha de vacinação.

— Um dia o Evanir (tutor) olhou pro seu cachorro e disse: "Negão, olha só, tu tem uma identidade agora" — conta Camila.

Atualmente, o grupo é formado por 20 médicos-veterinários, 10 estudantes e quatro auxiliares coordenados por seis profissionais. Trabalham em conjunto cem apoiadores antes, durante e após cada ação.

Como ajudar

Para ampliar o conforto dado aos bichinhos acolhidos, a associação aceita doações de roupas e cobertores. Também é buscado um parceiro que possa imprimir receituários e cadernetas, ou que ajude com as doses. Equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas cirúrgicas e álcool gel são bem-vindos da mesma forma — até mesmo o tablet no qual os dados são inseridos é compartilhado, e mais computadores do tipo ajudariam a causa. 

No Instagram vetsderua.poa há fotos dos tutores e seus companheiros: um filhote em um carrinho de supermercado, um senhor alimentando o cachorro pela palma da mão e os voluntários em atividade nos viadutos e nas calçadas. Evanir e Negão também demonstram o carinho mútuo.

Uma campanha na página leva o nome “Sexta dos R$ 5”, com pedido da singela doação via Pix (chave vetsderua.rs@gmail.com) para um “sextou” mais solidário. A conta é em nome de Valéria da Silva Chaves, voluntária da ONG.

Ouça a entrevista de Camila Wood, também coordenadora da Médicos do Mundo-Poa, de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade da capital gaúcha:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias