Notícias



Sol e frio

RS deve ter quinta-feira com predomínio de tempo firme; temperatura mínima do Estado deve ser de 3ºC

Veja como fica o dia na sua região

05/05/2022 - 08h36min

Atualizada em: 05/05/2022 - 08h37min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Amanhecer desta quinta-feira em Porto Alegre

O ciclone extratropical, que está próximo ao litoral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, começa a se afastar nesta quinta-feira (5) e permite o avanço de uma massa de ar seco e frio. O tempo fica firme na maior parte do Estado, com condições para chuva apenas no Litoral Norte e na serra gaúcha.

 — O ciclone vai se afastando no decorrer desta quinta-feira. Mas ainda vamos sentir a umidade dele entrando no Centro e Nordeste do Rio Grande do Sul (...). Então, Litoral Norte e Serra ainda vão sentir a nebulosidade do ciclone que está sobre o mar do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. E ainda tem condições para ventos fortes, especialmente no Litoral Norte — explica a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

Nessas regiões, a chuva deve acontecer especialmente de madrugada e na parte da manhã, e as condições diminuem durante a tarde e a noite. Nas regiões de Porto Alegre, Pelotas,  Santa Maria e Uruguaiana, o sol vai aparecer entre muita nebulosidade, com o nevoeiro no início da manhã. Ao longo do dia, essa neblina se dissipa e o sol aparece.

A temperatura continua baixa. A mínima do RS é esperada para São José dos Ausentes, na Serra: 3ºC. Já a máxima, que não passa de 24ºC, pode aparecer em Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 14ºC a 20ºC.

— Em todo o Rio Grande do Sul, esta essa quinta-feira amanhece friozinho. Isso porque o ar frio de origem polar está com mais força agora sobre o sul do Brasil. A medida em que o ciclone extratropical vai se afastando, esse frio de origem polar vai entrando pelo interior do da região sul do Brasil. Então, nós vamos ter uma madrugada mais fria do que tivemos nesses últimos dias. Mesmo com a presença do sol, não esquenta muito — explica.

A tendência para a sexta-feira (6) e para o fim de semana é de que o ar frio e seco de origem polar predomine sobre o Rio Grande do Sul, uma vez que o ciclone seguirá se afastando. Na sexta-feira, o tempo fica firme em todas as regiões, com sol entre nuvens. Há risco de geada em áreas da serra gaúcha. Já na Região Central, deve haver nevoeiro nas primeiras horas do dia, mas, no decorrer da manhã, se dissipa, dando lugar ao céu claro. 

A madrugada de sexta-feira deve ser ainda mais fria do que a de quinta. São José dos Ausentes pode registrar, novamente, a temperatura mínima do Estado, desta vez 1ºC. A máxima fica em torno de 25ºC e está prevista para Vicente Dutra, no norte do RS. Na Capital, a temperatura varia entre 12ºC e 20ºC.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quinta-feira (5):

Região Metropolitana: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 14°C a 20°C.

Serra gaúcha: a quinta-feira (5) terá tempo instável, com céu nublado e condições para chuva. Em Vacaria, os termômetros variam de 7°C a 17°C.

Litoral Norte: a quinta-feira (5) terá tempo instável, com céu nublado e condições para chuva. Em Torres, os termômetros variam de 15°C a 19°C.

Litoral Sul: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 13°C e 21°C.

Região Norte: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 11°C a 17°C.

Região Noroeste: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 12°C a 19°C.

Região Sul: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 9°C a 18°C.

Região Central: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 12°C a 21°C.

Campanha gaúcha: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 11°C a 19°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira (5) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 12°C a 22°C.

Veja com deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira (5):

Capital: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.
Pelotas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 10°C e máxima de 22°C.
Caxias do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 9°C e máxima de 18°C.
Santa Maria: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 12°C e máxima de 21°C.
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 23°C.
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 16°C.
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.
Torres: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 19°C.
Rio Grande: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.
Mostardas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 15°C e máxima de 23°C.
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 17°C.
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 20°C.
Tramandaí: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 20°C.
Xangri-Lá: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 19°C.
Capão da Canoa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 21°C.
São Borja: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.
Santa Cruz do Sul: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.
Lajeado: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias