Notícias



Desperdício 

Seis em cada 10 ligações para o Samu em Porto Alegre não resultam em atendimento

Levantamento inclui telefonemas feitos por engano, pedidos de informações sem urgência, contatos interrompidos, trotes, chamadas repetidas ou fora da área de abrangência do serviço

06/05/2022 - 09h06min

Atualizada em: 06/05/2022 - 09h06min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Samu atende situações em que há vida em risco e, para outras informações, o 192 não deve ser acionado

Levantamento realizado em abril em Porto Alegre apontou que apenas 41% das ligações realizadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Capital resultaram em atendimento. No total, foram 17.303 ligações no mês. O número total de chamadas foi menor na comparação com março, quando o serviço recebeu 18.264 ligações, sendo 20% por engano. 

Neste mês, cerca de 18% foram pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde e 15% foram ligações por engano. Desse total de abril, o Samu recebeu 693 trotes e 771 ligações que estavam fora da área do órgão. A prefeitura alerta que o Samu atende situações em que há vida em risco e, para outras informações, o 192 não deve ser acionado, já que pode prejudicar o atendimento de quem precisa. 

Como solicitar atendimento

É necessário confirmar se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192 e informar ao telefonista o endereço completo, com pontos de referência, conforme a prefeitura. O Samu orienta que a pessoa não desligue a ligação, e então será direcionada para um médico em seguida.

A orientação é que as perguntas do médico sejam respondidas com calma. Em caso de acidente de trânsito, é importante indicar quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Os conselhos do médico devem ser seguidos enquanto se aguarda a chegada do socorro. 

Além disso, outra pessoa pode sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local. Qualquer nova informação pode ser obtida ao se ligar novamente para o 192 e relatar as mudanças ocorridas.

Números de emergência

  • Bombeiros – 193
  • Brigada Militar – 190
  • Defesa Civil – 199
  • EPTC – 118
  • Fala Porto Alegre – 156
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Federal – 194
  • Samu – 192 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias