Notícias



Aplicação pelo SUS

Vacinação contra a gripe no RS é ampliada para crianças de cinco a nove anos e adultos com mais de 55 anos

Expansão foi definida pela Secretaria Estadual da Saúde, em conjunto com o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde, nesta quinta-feira

12/05/2022 - 21h40min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) definiu, em conjunto com Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (Cosems), que ampliará a vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira (13). Com a decisão anunciada nesta quinta (12), crianças de cinco a nove anos e adultos com mais de 55 anos também poderão receber o imunizante pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre iniciará a aplicação de doses nos novos grupos já na sexta. A vacinação contra a gripe na Capital ocorre em 124 unidades de saúde, cujos endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos neste link. Conforme a SMS, as crianças devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre as doses de vacinas contra gripe e contra a covid-19, mas adultos não precisam respeitar esse intervalo.

Leia mais
Idosos representaram sete a cada 10 óbitos por gripe nos últimos meses no RS
Gripe, coriza e asma: problemas respiratórios aumentam no outono; veja como se proteger

De acordo com a SES, a ampliação para esses grupos representa a disponibilização de doses para mais 1,4 milhão de pessoas, sendo 695 mil crianças dos cinco aos nove anos e 735 mil pessoas entre 55 e 59 anos. Neste ano, o Rio Grande do Sul já registrou 272 casos de internações e 41 mortes devido à influenza. A secretária de Saúde, Arita Bergmann, afirma que os “dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações e necessitam de atenção". 

A primeira etapa da campanha deste ano teve início em 4 de abril, atendendo pessoas com mais de 60 e trabalhadores da saúde. Até o momento, apenas pessoas com comorbidades, gestantes, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, trabalhadores da educação, puérperas, integrantes das Forças Armadas, Forças de Segurança e Salvamento, população privada de liberdade e trabalhadores portuários, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos estavam sendo atendidas pela campanha de vacinação.  

A aplicação de doses contra a influenza ocorre até 3 de junho. 

Doses de vacina aplicadas

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan e é constantemente atualizada para que seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Assim, o imunizante é eficaz contra os tipos H1N1, H3N2 e tipo B. Conforme a SES, 1.468.146 doses já foram aplicadas no Rio Grande do Sul, sendo: 1.020.396 em idosos, 145.374 em crianças, 170.084 em trabalhadores da saúde, 11.353 em gestantes, 62.670 em pessoas com comorbidades e 29.330 em professores. 





MAIS SOBRE

Últimas Notícias