Notícias



Novo visual

Avenida Otávio Rocha é bloqueada para início das obras de revitalização do Quadrilátero Central

Prefeitura estima prazo de 90 dias para a conclusão de melhorias entre a via e a Borges de Medeiros

06/06/2022 - 08h53min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail

O termômetro para o novo visual que a prefeitura de Porto Alegre projetou para o Centro Histórico da Capital será a Rua dos Andradas e o chamado Quadrilátero Central — trecho composto pelas avenidas Otávio Rocha e Borges de Medeiros, entre a Rua José Montaury e a Esquina Democrática. Às 19h deste domingo (5), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi) iniciou os bloqueios no trânsito da Avenida Otávio Rocha, em ambos os sentidos, para dar início às obras, que têm prazo de 90 dias para a conclusão.  

A previsão da Smoi era iniciar a remoção das 10 bancas de floristas e quatro de revistas do local na manhã desta segunda-feira (6), mas o titular da pasta, André Flores, explica que os trabalhos dependem das condições climáticas devido à necessidade de efetuar instalações elétricas. 

— Nós vamos transferir as bancas de floricultura para o Largo Glênio Peres, em frente ao terminal Parobé. As bancas de revista vão ficar perto do Chalé da Praça XV. Isso pode ser feito amanhã, dependendo da condição climática. Queremos garantir as vendas de Dia dos Namorados dos floristas. Temos autorização para trabalhar até as 23h se for preciso — diz o secretário. 

Mudanças de percurso 

O bloqueio ocorre na Avenida Otávio Rocha, entre a Praça XV e a Rua Dr. Flores. A sugestão para o motorista que dirige pela Avenida Júlio de Castilhos e deseja chegar até o local é seguir reto, acessar a Rua Coronel Vicente, depois a Avenida Alberto Bins até chegar à Praça Otávio Rocha. 

 A interrupção provoca também mudança no itinerário da linha de lotação 50.2 IAPI. O terminal seguirá no mesmo local, mas, ao chegar na Otávio Rocha, o seletivo desvia pela Dr. Flores, Praça Rui Barbosa, Avenida Mauá, Largo Visconde do Cairú, Praça Parobé, Rua Marechal Floriano até chegar ao terminal. 

Segundo a prefeitura, além da alteração na região central, na segunda-feira, haverá a ampliação do itinerário da linha 50.2 com o objetivo de atender melhor os clientes. A lotação terá seu terminal bairro alterado para a Avenida Engenheiro José Maria de Carvalho e atenderá passageiros no Shopping Bourbon Wallig, Hospital Conceição e Banco de Olhos em ambos os sentidos. Além da mudança, haverá a ampliação da oferta que chegará a 310 viagens, sendo 155 por sentido. 

Mobilidade e modernização 

O secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, destaca que as obras possibilitarão um deslocamento com mais conforto e comodidade aos pedestres que circulam pela região. Ele reitera que a obra ocorrerá de forma escalonada para causar o mínimo de impacto, tanto aos comerciantes quanto aos moradores do bairro. 

Flores comenta que a Otávio Rocha foi escolhida como ponto de partida para a revitalização por ser um trecho onde há menos intervenções do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o que possibilita avançar com mais velocidade. Ele pontua que as mudanças que serão feitas no Quadrilátero servirão de prévia à população sobre o novo conceito planejado pelo município para a cidade. 

— É um local muito importante porque, além das calçadas, há mudanças no mobiliário urbano, o que inclui a iluminação, os bancos, além das bancas de revistas e flores. Terá Iluminação de LED. Vamos preservar as questões arquitetônicas, mas assim começa a ficar mais visível esse novo conceito para a população — explica. 

Após a conclusão do Quadrilátero Central, a reforma deve avançar para a Rua Marechal Floriano Peixoto, alcançando uma parte da Voluntários da Pátria, seguindo depois para a Rua dos Andradas. No total, a obra será subdividida em 18 intervenções. O projeto todo foi orçado em R$ 16 milhões. 

A revitalização da região central conta com apoio das secretarias de Serviços Urbanos e Administração, além da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Dmae. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias