Notícias



Imunização

Capital terá três locais de vacinação contra gripe e covid-19 neste sábado; veja onde ir 

No domingo não haverá aplicação de doses na Capital 

03/06/2022 - 21h36min


GZH
GZH

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre oferecerá vacina contra gripe e covid-19 em três locais neste sábado (4). O atendimento ocorre entre 9h e 16h para o público adulto e infantil na unidade de saúde Asa Branca, no bairro Sarandi, e na Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga. No mesmo horário, mas apenas para maiores de 12 anos, também haverá vacinação no Shopping João Pessoa. No domingo (29), não haverá aplicação de doses na rede pública de saúde da Capital.

Leia mais
Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe e sarampo
Porto Alegre amplia vacinação contra a gripe para população em geral a partir de segunda-feira

Neste sábado, a vacinação contra a gripe será ofertada apenas para o público alvo da campanha nacional (veja abaixo), mas, a partir da segunda-feira (6), a imunização contra o vírus Influenza estará disponível para toda a população. Até o momento, a Capital alcançou menos de 50% da meta de imunização contra a gripe.

Prevista para se encerrar nessa sexta-feira (3), a campanha nacional de vacinação contra  gripe e sarampo será prorrogada até 24 de junho, por conta da baixa adesão. 

Confira o serviço da vacinação neste sábado:

Gripe

  • Público:  pessoas a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.   
  • Onde: unidade de saúde Asa Branca, no bairro Sarandi, Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga, e Shopping João Pessoa.
  • Documentação:  idosos devem apresentar documento que comprove a idade; gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante; professores e demais profissionais, comprovação do vínculo de trabalho, como crachá ou contracheque. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.   

Covid-19 para adultos e adolescentes maiores de 12 anos

  • Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose
  • Onde: unidade de saúde Asa Branca, no bairro Sarandi, Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga, e Shopping João Pessoa
  • Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias
  • Terceira dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses. 
  • Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 63 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen).
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Covid-19 para crianças

  • Público:  todas as crianças de cinco anos a 11 anos que precisam de primeira ou segunda dose
  • Onde: unidade de saúde Asa Branca, no bairro Sarandi, e na Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga.
  • Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos 8 semanas
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização assinada.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias