Notícias



Na sua casa

Censo: como identificar um recenseador do IBGE

Adiada por causa da pandemia, pesquisa que traça o perfil da população brasileira terá início em 1° de agosto

20/06/2022 - 21h16min


Karine Dalla Valle
Karine Dalla Valle
Enviar E-mail

A partir de 1º de agosto, os brasileiros serão convidados a abrir as portas de suas casas para os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vão coletar dados para o Censo Demográfico 2022. 

Para identificar um recenseador, é importante analisar sua vestimenta. Ele estará de colete azul marinho, grafado com a sigla IBGE. Também usará um boné de mesma cor, estampado com os dizeres "Censo 2020" - isso porque a pesquisa deveria ter sido realizada naquele ano, mas foi adiada por causa da pandemia.

Também é fundamental checar suas credenciais. No colete, o recenseador exibirá um crachá em que consta seu nome completo, número da matrícula, além de RG ou CPF. Haverá um QR Code que, ao ser acessado com o celular, levará ao site Respondendo IBGE, onde é possível checar se o agente realmente está vinculado ao instituto de pesquisa. O endereço do portal é respondendo.ibge.gov.br. Essas dúvidas também podem ser sanadas pelo telefone 0800 721 8181.

Leia mais
Número de crianças de seis e sete anos que não sabem ler e escrever cresce 66%
Como cooperativismo e apoio financeiro podem auxiliar no controle do trabalho informal

O recenseador fará perguntas como o número de pessoas residindo na mesma casa, a relação de parentesco entre elas, sua identificação étnico-racial, se sabem ler e escrever e quanto é a renda bruta mensal do responsável pela residência.

A divulgação dessas informações é obrigatória, de acordo com a Lei nº 5.534, e contribui para traçar um cenário da realidade brasileira. O IBGE mantém os dados coletados no Censo em sigilo, eles não são repassados para a Receita Federal, por exemplo. 

A coleta de informações do Censo Demográfico 2022 deve se encerrar em 31 de outubro. Levando em consideração eventuais atrasos, é possível que os resultados da pesquisa sejam divulgados somente no início de 2023. O último Censo é de 2010. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias