Notícias



1,1 mil vagas no RS

Com formação profissional gratuita, Sesc abre inscrições para EJA a distância

Iniciativa é oferecida a pessoas com mais de 18 anos, que tenham finalizado o Ensino Fundamental e que tenham baixa renda

09/06/2022 - 21h49min


GZH
GZH

Estão abertas, até o dia 4 de julho, as inscrições para a segunda turma de 2022 no Sesc EAD EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos). De forma gratuita, a iniciativa oferece a conclusão do Ensino Médio e a qualificação profissional em produção cultural, com duração de três semestres, com carga horária de 1,2 mil horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% presencial, iniciando no dia 15 de agosto. 

O projeto, realizado pelo Sesc em parceria com o Senac, é oferecido a pessoas com mais de 18 anos, que tenham finalizado o Ensino Fundamental e que tenham baixa renda (em que a soma da renda bruta familiar não seja superior a três salários mínimos). O curso atende às orientações do Novo Ensino Médio, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. 

No Rio Grande do Sul, há cerca de 1,1 mil oportunidades, distribuídas em Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

Leia mais
Estudantes com deficiência visual de Gravataí recebem óculos inteligentes
Novas vagas são abertas em escolas da Zona Sul para suprir demanda do Ensino Médio
Os lapsos de aprendizagem e comportamentos deixados pela pandemia em crianças

Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional. Os estudantes também têm acesso a atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc.

A pré-inscrição, que é gratuita, é realizada, por meio do preenchimento de formulário via internet, neste site, onde também pode ser consultado o edital. Neste momento, o aluno deve indicar o curso (EJA.EM.PROD.CULT), o turno das aulas presenciais e o Estado e o polo de apoio presencial onde pretende concorrer à vaga na seleção.

Os candidatos pré-inscritos serão convocados a apresentar, presencialmente, no polo escolhido, os documentos necessários, os originais e as cópias legíveis dos documentos para a matrícula. De acordo com o edital, a seleção dos candidatos é realizada considerando os seguintes critérios: 

  • Seleção por Estado;
  • Seleção por polo;
  • Seleção por turno, conforme disponibilidade de vagas no polo;
  • Preenchimento do formulário de autodeclaração de renda bruta familiar e do questionário socioeconômico;
  • Entrevistas, visitas ou outros mecanismos que, por ventura, se apresentem necessários;
  • Entrega total da documentação exigida, no polo de apoio presencial, até completar o número total de vagas. 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias