Notícias



Onda de frio

Com temperatura de 4,6ºC na Capital, Ginásio Tesourinha abriga pessoas em situação de rua

Das 60 vagas disponibilizadas, 51 foram ocupadas durante a noite

01/06/2022 - 09h42min

Atualizada em: 01/06/2022 - 09h45min


GZH
GZH

O Ginásio Tesourinha recebeu 51 pessoas em situação de rua na noite desta terça-feira (31). Conforme a Climatempo, os termômetros chegaram a alcançar a mínima de 4,6ºC em Porto Alegre durante a madrugada da quarta-feira (1º). Foram oferecidas 60 vagas de acolhimento para pernoite. A ação se repetirá na noite desta quarta.

Como pelo menos 46 pessoas se dirigiram ao local na semana em que o ginásio foi aberto devido à tempestade Yakecan, os órgãos municipais montaram uma estrutura com vagas para 55 homens e cinco mulheres ou público LGBTQIA+. O ginásio comporta até cem pessoas. 

— Nós começamos ontem (30) já com um plantão, e hoje estamos fazendo o acolhimento. No plantão, foi feita a busca ativa, percorrendo as ruas para tentar sensibilizar as pessoas que saíssem, ou deixamos cobertores — destaca a presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins.

As equipes de abordagem estiveram na rua até as 22h, levando a população para o ginásio e para albergues. Há vagas disponíveis na rede municipal, mas, com o aumento do frio e com a busca ativa, a prefeitura amplia a oferta de estruturas na expectativa de receber mais pessoas.

O ginásio conta com chuveiro e espaço para pets, e os moradores de rua ganham janta e café da manhã. O gabinete da primeira-dama também forneceu roupas. Doações de itens de higiene pessoal, papel higiênico, água mineral e alimentos, como leite, sucos e café, estão sendo recolhidas no local.

Tendo em vista a chegada de nova onda de frio, a iniciativa antecipa ações da Operação Inverno 2022, prevista para começar oficialmente em 4 de junho, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Porto Alegre e pela Fasc. 

— Passando para um dígito, baixando de 10ºC, já entramos em alerta porque a rua sempre tem em torno de três graus a menos — explica Cátia.

A rede municipal dispõe de 590 vagas para pessoas em situação de rua em albergues e pousadas da Capital. Além disso, 10 paróquias da cidade estão preparadas para acolher 10 pessoas cada em caso de necessidade. Ao todo, são 690 vagas disponíveis. A Central de Abordagem funciona 24 horas pelos telefones 3289-4994 e 156, opção 7.

A Campanha do Agasalho 2022 também está em andamento. Doações de agasalhos e alimentos podem ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha. 

Produção: Fernanda Polo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias