Notícias



Saúde no inverno 

Emergências hospitalares de Porto Alegre seguem superlotadas mesmo após abertura de novos leitos

Ocupação caiu pouco entre sábado e domingo, apesar de 32 espaços adicionados nos últimos dias

26/06/2022 - 15h54min

Atualizada em: 26/06/2022 - 15h54min


Marcel Hartmann
Marcel Hartmann
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

As emergências hospitalares de Porto Alegre seguiam superlotadas na manhã deste domingo (26), mesmo com a abertura de 32 novos leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Conceição nos últimos dias. 

Se, no sábado (25), a taxa de ocupação geral de pacientes adultos era de 146%, na manhã deste domingo era de 137%. Há 372 pessoas em leitos clínicos, destinados a casos graves, para 271 vagas. Os dados são do painel atualizado em tempo real pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e os números contabilizam a situação de seis hospitais e quatro UPAs.

Com o inverno, a capital gaúcha vive um aumento da transmissão de doenças respiratórias, o que inclui covid-19, gripe e outros vírus. Mais da metade dos pacientes são de fora de Porto Alegre, algo tradicional para uma capital, que tem melhor infraestrutura de saúde e recebe mais recursos públicos do SUS para receber moradores do Interior, onde não há hospitais.

A situação mais complicada, nesta manhã, era percebida no Pronto Atendimento Bom Jesus, onde a lotação estava em 257%. Em hospitais, o cenário mais complicado era na Santa Casa de Porto Alegre, com 220% de lotação. 

Em maio, a prefeitura abriu 131 novos leitos para adultos e crianças no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, no Hospital Restinga e Extremo Sul, no Hospital Vila Nova e no Hospital Independência.

Para moradores de Porto Alegre, a orientação, em casos leves, é buscar uma 132 unidades de saúde. Confira os endereços aqui.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias