Notícias



Solidariedade

Entidade presta apoio a crianças e famílias do bairro Bom Jesus há 28 anos

Afaso atende a mais de cem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no bairro da zona leste da Capital

09/06/2022 - 05h00min

Atualizada em: 09/06/2022 - 05h00min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Crianças frequentam a Afaso no contraturno escolar

Há quase três décadas, o bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, conta com a ajuda e com o serviço da Associação Famílias em Solidariedade (Afaso). Fundada em 1994, a entidade, que atende a mais de cem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, possui como princípios a integração e a responsabilidade social, estimulando a vivência da solidariedade e da fraternidade. 

Por lá, são oferecidas diversas atividades e oficinas, como artesanato, canto, dança, futebol, formação humana e cidadã, informática, percussão, taekwondo e outros esportes.  

– Nosso objetivo é oferecer, também, serviços aos familiares dos nossos alunos. Essas ações visam favorecer a educação para a paz e para uma sociedade civil mais unida – diz Fabiane Ardenghi, coordenadora do projeto. 

Leia mais
Moradora transforma praça e promove ações sociais no bairro Bom Jesus
Plataforma online fortalece negócios locais na Bom Jesus
Longe dos cartões-postais, moradores de periferias mostram seus locais favoritos em Porto Alegre

De acordo com Fabiane, além de promover atividades às 118 crianças que a entidade atende, também são oferecidos cursos de capacitação para toda a comunidade. Já ocorreram os de costura, reaproveitamento de alimentos, serralheria, padaria e confeitaria e cuidador de idosos. Atualmente, são proporcionadas aulas de teatro e contação de histórias, de garçom e garçonete e de moda e arte. 

No início de sua história, a Afaso acompanhava 50 famílias que residiam no bairro, por meio de visitas domiciliares realizadas por 20 voluntários, membros do Movimento dos Focolares (movimento católico fundado na Itália na década de 1940). Naquela época, a entidade ainda não tinha sua sede. A construção só foi realizada em 2006, sendo composta por cinco salas de atividades, um refeitório, uma cozinha semi-industrial e uma quadra poliesportiva. Desde então, no local, a ONG atende seus alunos de segunda a sexta, no contraturno escolar. 

Daniela Bento de Lima, mãe de três alunos – Bento, oito anos, João, nove anos, e Juliano, 11 anos – da Afaso, considera que a entidade mudou a sua vida: 

– É um lugar que tenho muito carinho, pois acolhe toda a família. Além disso, graças à Afaso, pude fazer um curso de cuidador de idosos e deficiente físicos. 

A educadora social Roxane Oliveira, voluntária da Associação, diz: 

– Viver com egoísmo é frustrante e inconcebível em um país como o nosso, com abismos sociais. Por vezes, tenho a impressão de até fazer pouco, pois há muito a ser feito por nós todos.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Atividades na quadra poliesportiva

Para continuar exercendo seus trabalhos, a Afaso conta, principalmente, com o apoio da Associação das Famílias Novas (AFM). Além disso, recebe auxílio da prefeitura de Porto Alegre, por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). 

Segundo Fabiane, também há os colaboradores locais, que se tornam padrinhos e madrinhas das crianças e adolescentes da entidade, colaborando com doações para eles. Ao longo do ano, há diversas campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos. 

Para ajudar

- Caso queira contribuir para que a Afaso continue atuando e aprimorando o seu trabalho, é necessário entrar em contato pelos telefones (51) 98447-0716 ou (51) 99922-0342. 

- Também é possível acompanhar a Associação pelo site da Afaso ou pelas redes sociais: @afasoportoalegre, tanto no Instagram quanto no Facebook.

Produção: Leonardo Bender


MAIS SOBRE

Últimas Notícias