Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "Caso da cocada"

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados

18/06/2022 - 05h00min


Manoel Soares / Arquivo Pessoal
Manoel Soares reflete sobre situação que viralizou nas redes sociais

Essa semana eu fui um dos assuntos mais comentados na internet porque no programa É de Casa, do sábado passado, não deixei uma convidada negra servir a cocada que preparou para os outros convidados que estavam sentados. Minha atitude teve como base um pensamento de um dos homens mais importantes da história humana: Desmond Tutu. Poucas pessoas conhecem esse nome, mas ele junto com Nelson Mandela foi responsável por criar um ambiente de conciliação após o regime de segregação racial na África do Sul. 

Tutu disse uma das frases mais importantes de minha vida: “Se ficamos calados diante de uma injustiça, ficamos do lado do opressor.” Falando assim parece que é difícil de entender a lógica dele, mas sabe quando você vê uma criança apanhando de um adulto e não consegue ficar quieto? Ou quando você não se aguenta ao ver uma pessoa machucando um animalzinho? Pois é, se você ficasse quieto, seu silêncio estaria te colocando em uma atitude de concordância com que faz o errado, porque não impediu. Isso é ficar ao lado do opressor. 

Equidade

Quando peguei a bandeja para servir, não foi porque minha colega apresentadora estava oprimindo, mas porque o contexto todo oprimia. Não tem nada de errado em uma pessoa servir a outra, mas quando ela é a única mulher negra, por mais que não seja a intenção, isso reproduz uma lógica de servidão que remete à escravidão. 

Por essa e outras que recomendo que nossa consciência seja alimentada com leitura e conhecimento para que na hora que situações delicadas aparecerem sabemos como agir e promover a equidade.

Leia mais colunas de Manoel Soares


MAIS SOBRE

Últimas Notícias