Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradores pedem manutenção em rua de Viamão

Irregularidade da via atrapalha comunidade

27/06/2022 - 15h49min

Atualizada em: 27/06/2022 - 15h59min


Arqeuivo pessoal / Arqeuivo pessoal
Prefeitura admite falta de reparos

O motorista de ônibus Rui Cafarete, 57 anos, há duas décadas morador da Rua Vila Velha, no bairro Augusta Meneghini, em Viamão, está preocupado e sentindo-se desamparado por conta da falta de manutenção na via em frente à sua casa. O local é uma estrada de terra, com muitos buracos, que precisa de patrolamento e ensaibramento há mais de cinco anos, diz Rui.

– Antes, solicitávamos patrolamento e logo éramos atendidos. Mas, desde 2016, só ouvimos promessas – lamenta.

Ele e seus vizinhos já abriram diversos protocolos junto à prefeitura nos últimos anos, dentre eles: 10/041972, 027101/2019, 015109/2020 e 002636/2022 – o mais recente, feito em janeiro, pelo motorista. Entretanto, o único retorno que obtiveram foi de que deveriam aguardar, sem um prazo definido.

LEIA MAIS:
Projeto escolar é criado para ajudar a Apae, em Sapucaia do Sul
Esperança para Benício: menino inicia tratamento na Itália

Intransitável

Arqeuivo pessoal / Arqeuivo pessoal
Situação piora quando chove

De acordo com o morador, alguns moradores da região compram e colocam aterros e pedras perto das casas para poderem acessar os pátios com os carros. Além disso, há uma vizinha, já idosa, que depende do transporte de ambulância para poder realizar seus exames no hospital. No entanto, este tipo de veículo enfrenta grandes dificuldades em trafegar pela via e chegar ao endereço, conta Rui:  

– Eu pago uma van escolar para o meu filho, mas ela não consegue chegar até a minha casa, porque, na volta, a subida é muito complicada.

De acordo com o motorista, quando chove, a rua fica empoçada, com barro e a situação só piora:

– Torna-se intransitável tanto para carros quanto para pedestres.

Rui conta que, ao longo desses anos, tentou conversar, de maneira informal, com servidores da Secretaria Municipal de Obras e de Serviços Públicos, na tentativa de ser atendido. Mas, sem sucesso, sentiu que não foi escutado como deveria e continuou sem obter um retorno preciso sobre a situação de sua rua.

LEIA MAIS:
Moradores querem melhorias na praça Irmão Modesto Girotto, em Porto Alegre
Outros sonhos para grandes sonhadores: veja como foi o mês de junho para os leitores acompanhados pelo DG 
Moradores pedem melhorias no Centro de Comunidade da Vila Floresta

Prefeitura admite falta de reparos

Em nota, a prefeitura de Viamão informa que “a Rua Vila Velha está na programação de manutenção das próximas semanas, conforme as condições meteorológicas permitirem”. A atual gestão municipal, que começou em janeiro do ano passado, reconhece que ainda não fez a manutenção na via.

Questionada sobre as reclamações mais antigas, a prefeitura afirmou ter dificuldades para encontrar os registros destes protocolos, feitos ainda na gestão passada.

Produção: Leonardo Bender


MAIS SOBRE

Últimas Notícias