Notícias



Começa nesta terça-feira

Neve, ondas de frio e pouca chuva: saiba como será o inverno no RS

Julho será o mês mais frio da estação com possibilidade de neve em cidades da Serra

20/06/2022 - 21h01min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail

O inverno começa nesta terça-feira (21), às 6h14min no horário de Brasília. Quatro ondas de frio e neve em julho são esperadas para a estação, que se estende até as 22h04min de 22 de setembro. As previsões indicam temperaturas típicas de inverno, que deverá ser mais seco devido ao fenômeno La Niña.

De acordo com a Climatempo, no primeiro dia da estação, a circulação de ventos e uma frente fria em alto-mar favorecem o aumento da instabilidade no Estado. Há previsão de chuva em todas as regiões, com mais volume na metade norte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o inverno começa com mínima de 11°C e máxima de 18°C.

Ondas de frio

São esperadas quatro ondas de frio durante o inverno, de acordo com a Climatempo. Julho terá temperaturas mínimas dentro da média no Estado, que costumam ficar entre 6°C e 12°C. A primeira será entre o fim de junho e início de julho. Outras duas devem ser registradas em julho: uma na primeira quinzena e a outra, no fim do mês. Em agosto, será a última, com uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade.

Leia mais
Junho terá frio, chuva abaixo da média e possibilidade de neve; confira a previsão para o mês
Dicas caseiras para evitar o ressecamento facial

Para agosto e setembro, a previsão é do registro de temperaturas dentro das médias para o período, mas haverá dias de calor e temperatura acima da média na última quinzena de setembro.

Influência do La Niña

Ainda de acordo com a Climatempo, o fenômeno La Niña impactará o inverno deste ano no país com intensidade de fraca a moderada. Assim, o fenômeno deve causar redução do volume e frequência de chuva no sul, o que pode significar uma estação mais seca no Estado. Além disso, o La Niña será o responsável pelo aumento da quantidade de frentes frias pelo centro e o sul do Brasil durante o período.

—  O La Niña está atuando há três anos no Oceano Pacífico e tende a deixar a atmosfera mais fria e também mais seca em áreas do globo, enquanto, em outras, a chuva é mais volumosa. É responsável por reduzir a chuva na Região Sul, o que aconteceu durante o verão —   explica Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

Geadas

Geadas são esperadas para o Estado durante todo o inverno, as mais fortes para julho. Em agosto também é possível a ocorrência do fenômeno, mas de forma menos abrangente e com menor intensidade do que em julho. Para setembro, quando é esperada a elevação da temperatura, a chance de geada é menor, mas ainda poderá acontecer nos municípios da Serra e do extremo sul do Estado.

Neve

A neve é esperada para julho nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, como em municípios da Serra, durante a passagem das ondas de frio esperadas para o mês de julho.

— Temos a possibilidade de neve em julho por conta da combinação do aumento da umidade com a passagem de uma frente fria e de uma queda acentuada na temperatura — explica Carine.

Chuva

Devido à ação do La Niña, a expectativa é de chuva abaixo da média na Região Sul nos meses de julho, agosto e setembro. Porém, durante o mês de agosto, algumas áreas do sudoeste gaúcho poderão ter volume de chuva acima do normal. Em setembro, a chuva acima da média poderá ser observada no extremo sul do Estado. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias