Notícias



Receita do leitor

Pensando no Dia da Gastronomia Sustentável, Cláudia ensina a fazer a bolacha cracker com sobra de arroz

Veja dicas de como não desperdiçar alimento

15/06/2022 - 09h00min


Mateus Luz / Divulgação
Cláudia pratica com frequência a gastronomia sustentável

No dia 18 de junho, próximo sábado, é celebrado o Dia da Gastronomia Sustentável, criado pela Organização das Nações Unidades (ONU). Esta prática pensa além da receita em si e dos nutrientes presentes nas refeições – ela visa a sustentabilidade. Ou seja, a ideia é de que a preparação de alimentos não desperdice recursos naturais, que podem ser até reutilizados posteriormente, mesmo que de uma maneira diferente, sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde.

Portanto, a chef e professora da Faculdade Senac Porto Alegre Cláudia Vitória, 44 anos, preparou uma bolacha cracker de arroz que utiliza sobras de outras refeições. Moradora do bairro São José, na Capital, ela conta que pratica com frequência a gastronomia sustentável, tanto em sua cozinha quanto em sala de aula:

– Acho muito importante passar para todas as pessoas o que devemos fazer com talos de verduras, sobras de comida, cascas de legumes e frutas, ajudando o meio ambiente e, o mais importante, reduzindo o desperdício.

 LEIA MAIS
Veja como fazer a torta alemã da Mari Araújo
Saiba a opinião da leitora Débora sobre o novo kit Junte e Ganhe: Assou, serviu, guardou 

Para apoiar a preservação do nosso planeta, você também pode pensar nos alimentos com um olhar um pouco diferente. Por exemplo, os pães amanhecidos podem ser assados no forno e transformados em deliciosas torradinhas. Além disso, os talos e folhas de legumes e vegetais, que muitas vezes vão fora, podem ser usados em sopas e caldos.

A chef Cláudia ainda deu dicas de outras receitas sustentáveis:

– Também podemos fazer um vinagrete de casca de banana. Cozinhe as cascas por três minutos. Após, coloque-as em um pote e adicione tomate, cebola e salsinha picados. Regue com vinagre, ou, se preferir, um limão espremido a gosto, pouco azeite e acerte o sal. Pronto.

MEU SEGREDINHO
/// Para ter um melhor biscoito cracker, o ideal é que o arroz tenha um ponto de maciez maior, o famoso “arroz empapado”. 

INGREDIENTES

  1  xícara de arroz amanhecido
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de gergelim branco ou preto

LEIA MAIS
Concurso Culinária: confira dicas para fazer receitas gostosas e diferentes
Aprenda a fazer a banoffee com biscoito da Rô
Torta fria de atum: confira a receita do Paulo

MODO DE PREPARO

///  Triture o arroz em um liquidificador, na velocidade máxima, até ficar com uma textura pegajosa. 

Mateus Luz / Divulgação
Ideal é que o arroz tenha um ponto de maciez maior

/// Coloque o arroz triturado em um pote, adicione o queijo ralado, o sal e a pimenta do reino a gosto e misture bem.

Mateus Luz / Divulgação
O queijo ralado pode ser substituído por orégano ou outro tempero desejado

/// Derrame esta mistura por cima de um saco plástico e coloque outro saco plástico por cima. Então, estique ela entre os dois sacos. Após isso, retire o plástico de cima e acrescente o gergelim na mistura.

Mateus Luz / Divulgação
Estique-a até ficar bem fina

/// Corte em pequenos quadradinhos e coloque-os em uma forma untada com pouco óleo. Depois, leve ao forno pré aquecido em 180°C e deixe 15 minutos ou até dourar.

Mateus Luz / Divulgação
Você pode cortar no formato que preferir

Rendimento: 40 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Produção: Leonardo Bender


MAIS SOBRE

Últimas Notícias