Notícias



Imunização para todos

Porto Alegre amplia vacinação contra a gripe para população em geral a partir de segunda-feira

Campanha de imunização contra gripe e sarampo foi prorrogada até 24 de junho devido à baixa adesão

03/06/2022 - 21h31min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Vacinação contra a gripe ainda estará disponível apenas para o grupo prioritário neste sábado (4)

A vacinação contra gripe estará disponível a partir de segunda-feira (6) para a toda a população de Porto Alegre com mais de seis meses de idade. A ampliação do público atende à recomendação do governo do Estado emitida nesta sexta-feira (3).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as doses estarão disponíveis em 124 unidades de saúde (confira a lista aqui) e em uma unidade móvel, que estará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.

A campanha nacional foi iniciada em abril, com a meta de alcançar 90% dos grupos prioritários. No Rio Grande do Sul, até o momento, pouco mais de 1,9 milhão de pessoas já se imunizaram contra a doença, o que representa cobertura vacinal inferior a 50% no Estado.

Leia mais
Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe e sarampo
Idosos representaram sete a cada 10 óbitos por gripe nos últimos meses no RS

O número de doses para a campanha da gripe é limitado ao público estimado entre os grupos prioritários, portanto, não há previsão de aumento da quantidade recebida do Ministério da Saúde. Em razão disso, o Estado salienta que as doses agora disponíveis para a população em geral compreendem a quantidade que não foi utilizada pelos grupos prioritários até o momento.

A decisão do governo estadual de ampliar a campanha ocorreu nesta sexta-feira em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Também nesta tarde, Porto Alegre divulgou que a vacinação contra a gripe e o sarampo foi prorrogada até o dia 24 de junho. A campanha terminaria nesta sexta, mas o Ministério da Saúde estendeu o período devido à baixa adesão.


Vacinação neste sábado ainda é exclusiva para grupos prioritários

Neste sábado (4), haverá vacinação contra a gripe e covid-19 em três locais em Porto Alegre: na unidade de saúde Asa Branca e Clínica da Família Álvaro Difini, para crianças e adultos, e no Shopping João Pessoa, somente para adultos. O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h.

No domingo, 5, não haverá vacinação.

Vacinação contra a gripe

Quem pode receber neste sábado (4): crianças de seis meses a nove anos, gestantes, idosos, povos indígenas, puérperas e trabalhadores da saúde, trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores), das forças de salvamento e segurança, trabalhadores da educação, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade e com comorbidades.

Documentação: gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante; professores, comprovação do vínculo de trabalho. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Comorbidades podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo. Trabalhadores devem comprovar o vínculo laboral, com crachá ou contracheque.

Vacinação contra o sarampo

Quem pode receber: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Documentação: para receber a dose, profissionais de saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo empregatício; para as crianças, a recomendação é apresentar a caderneta de vacinação.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias