Notícias



Porto Alegre e outras cidades se preparam para celebrações de Corpus Christi; confira a programação

A Capital terá o retorno da missa ao ar livre e da procissão pelas ruas do Centro após dois anos sem os eventos

15/06/2022 - 21h57min

Atualizada em: 16/06/2022 - 08h38min


GZH
GZH
Adriana Franciosi / Agencia RBS

Diversas cidades do Rio Grande do Sul ficarão enfeitadas nesta quinta-feira (16), data em que ocorre a celebração de Corpus Christi, quando são confeccionados os tradicionais tapetes de rua, feitos de serragem. Em Porto Alegre, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 587) se reúnem a partir das 7h para iniciar a decoração.

LEIA MAIS
Corpus Christi altera funcionamento de agências de bancos e dos Correios, transporte e serviços de saúde
Blitz do Bem arrecada alimentos e roupas para instituições de Porto Alegre
Hospitais ampliam estruturas para atendimento de pacientes com covid-19 em Porto Alegre

A Capital também terá o retorno da missa ao ar livre e da procissão pelas ruas do Centro após dois anos de ausência por causa da pandemia. A missa ocorre na Catedral Metropolitana Mãe de Deus (Rua Duque de Caxias, 1.047), às 15h, e será celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. 

O religioso observa que a Arquidiocese só decidiu retomar a procissão na Capital, que reúne centenas de pessoas, porque a vacinação contra a covid-19 conseguiu dar proteção à sociedade. Ainda assim, diz ele, é importante que os fiéis usem máscara. 

— A pandemia ainda não foi superada, temos elementos para continuar atentos a esse fenômeno. Mas, diante do fato de termos vacina, e da maior flexibilização autorizada pelas autoridades, achamos por bem promover a procissão neste ano — afirma o arcebispo.

Na avaliação de Dom Jaime, oferecer momentos em que as pessoas podem compartilhar sua fé é uma forma de revigorar os ânimos. 

— É quase que uma necessidade para muitas pessoas, hoje, retomar a vida comunitária. Isso ajuda até na saúde física das pessoas. Certamente é um momento de alegria — diz.

Após o fim da missa, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja Nossa Senhora da Conceição (Av. Independência, 230), culminando com a bênção solene. De acordo com a Arquidiocese de Porto Alegre, são esperadas 1,2 mil pessoas na procissão. Serão realizadas breves paradas em frente ao colégio Bom Jesus Sévigné e na Santa Casa de Misericórdia para uma homenagem aos profissionais da educação, da saúde e às pessoas doentes.

Na edição deste ano, os fiéis são convidados a doarem roupas de inverno e cobertores, além de alimentos não perecíveis. As doações poderão ser feitas durante a missa na Catedral Metropolitana, além de outras paróquias de Porto Alegre.

Canoas

Em Canoas, a paróquia São Luiz Gonzaga, localizada no Centro da cidade, realiza a procissão às 9h desta quinta-feira, seguida de missas às 10h e também às 18h30min. Aos fiéis é solicitado a doação de roupas de inverno e cobertores. 

Guaíba

Em Guaíba, a missa será às 15h desta quinta-feira, na Praça Gastão Leão, em frente ao terminal do Catamarã, seguido de procissão com o Santíssimo Sacramento. Em caso de chuva, missas serão realizadas nas paróquias. Aos fiéis que estiverem presentes pede-se a doação de roupas de inverno, cobertores e alimentos não perecíveis. 

Gravataí

Em Gravataí, a paróquia Santa Ana irá confeccionar tapetes para a solenidade de Corpus Christi a partir das 8h desta quinta-feira. Em caso de chuva, o trabalho será feito no salão da paróquia. A missa ocorre às 15h, seguida de procissão. Na paróquia Nossa Senhora dos Anjos, também está prevista a confecção dos tapetes a partir das 8h. Além da Missa às 15h, haverá procissão pelo Centro de Gravataí, terminando com a bênção em frente à Matriz. 

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, a paróquia São Vicente de Paulo inicia a festividade de Corpus Christi na noite desta quarta-feira (15), com missa às 21h seguida de adoração até as 4h, quando os paroquianos iniciam o trabalho de confecção dos tapetes. A missa no dia de Corpus Christi será às 9h, seguida de procissão e bênção do Santíssimo. 

Caxias do Sul

Haverá missas na Paróquia Santa Teresa D'Ávila - Catedral Diocesana, às 14h30min e às 19h. Depois da missa das 14h30min, haverá procissão no entorno da Praça Dante Alighieri. Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, a missa inicia às 9h, com procissão e confecção de tapetes. Na Paróquia Santa Lúcia do Piaí, a missa inicia às 15h, com procissão e confecção de tapetes.

Bento Gonçalves

A Matriz Paróquia Cristo Rei vai organizar o tapete solidário, em que os fiéis poderão doar alimentos não perecíveis e roupas. A missas estão marcadas para 9h e 18h, ambas seguidas de procissão. 

Farroupilha

No Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, haverá missas às 9h, às 15h e às 17h. Depois das missas das 9h e das 15h, haverá procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. Também serão confeccionados os tapetes de serragem. 

Garibaldi

A Paróquia São Pedro inicia a missa às 9h30min, seguida de procissão e bênção. Serão confeccionados tapetes de serragem em frente à igreja. 

Flores da Cunha

Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, haverá missa às 9h, em frente à igreja, e também às 10h30min e às 17h45min. Também terá procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. A confecção dos tapetes ocorre no entorno da Praça da Bandeira. Às 18h, a missa ocorre dentro da igreja. 

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias