Notícias



Zona Sul

Reforma do calçadão de Ipanema tem nova previsão de entrega, agora para julho

Obra está com 80% dos trabalhos concluídos; equipes trabalham na construção de quadras de vôlei e na revitalização dos playgrounds, entre outras melhorias

23/06/2022 - 08h45min

Atualizada em: 23/06/2022 - 08h46min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Com 80% dos trabalhos concluídos, a expectativa é de que a reforma do calçadão de Ipanema, na zona sul de Porto Alegre, seja finalizada até o final de julho. Essa última fase inclui a construção de quadras de vôlei de areia, a instalação de novos bancos e lixeiras, o plantio de grama e a finalização do piso podotátil, da revitalização de dois playgrounds e de duas academias de ginástica ao ar livre.

A obra começou há um ano e foi viabilizada por um Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc) com a construtora Melnick — o modelo permite ao empreendedor pagar a compra de índice construtivo por meio da execução de obras importantes para a cidade. 

As melhorias podem ser conferidas na Avenida Guaíba, entre a Rua Dea Coufal e as imediações do Clube do Professor Gaúcho, tanto na orla quanto no canteiro central. Já foram finalizados o conserto do passeio, com alargamentos em alguns trechos, a instalação de novas churrasqueiras, de rampas para acessibilidades e de muros de contenção e reforços contra enchentes. Após a repaginação da orla do Guaíba na região central, essa era uma demanda dos moradores da Zona Sul. 

— Está sendo feita uma valorização da “orla raiz” de Porto Alegre, que estava há tanto tempo com problemas — destaca o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

Havia uma previsão inicial de encerrar os trabalhos em novembro do ano passado e, após, em abril. A Smamus informou que houve uma prorrogação no prazo de entrega devido à inserção de novas melhorias (como a instalação de mais de 200 fradinhos de concreto junto ao passeio, para reforço), e culpa ainda as chuvas predominantes nos dois últimos meses pelo atraso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias