Notícias



Nova estrutura

Sede da farmácia de medicamentos especiais será transferida para o bairro Azenha; mudança ocorrerá até setembro

Sob gestão da prefeitura de Porto Alegre desde o início do ano, estabelecimento permanecerá funcionando na Avenida Borges de Medeiros, no Centro, até a troca

16/06/2022 - 08h57min

Atualizada em: 16/06/2022 - 08h58min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Atualmente localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a sede da farmácia de medicamentos especiais do município será transferida para outro endereço ainda neste ano. O novo prédio, que fica no bairro Azenha, está passando por obras de adequação e a expectativa é de que a mudança seja concluída até setembro. 

Sob gestão da prefeitura de Porto Alegre desde fevereiro de 2022, o estabelecimento que era de responsabilidade do governo do Rio Grande do Sul hoje funciona na Avenida Borges de Medeiros, esquina com a Rua Riachuelo. Com a transferência, usuários de medicamentos e dietas especiais deverão buscar seus produtos na Avenida da Azenha, número 295, próximo ao Shopping João Pessoa.  

Francisco Isaias, diretor geral de Atenção Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e coordenador do projeto de municipalização da farmácia de medicamentos especiais, afirma que a prefeitura é responsável pelo recebimento, armazenamento e entrega dos produtos aos usuários da Capital. Ele aponta que a qualidade de acolhimento da população no espaço do Centro Histórico está muito ruim, por se tratar de um prédio vertical, localizado em uma esquina de grande movimentação. 

— Toda manhã, se formam filas de pessoas que se acumulam em um local que não foi feito para isso. É sempre muita gente na rua, faça chuva ou sol. E a prefeitura, entendendo essa necessidade, principalmente no que diz respeito à qualidade da assistência dos porto-alegrenses que buscam esse serviço, está trabalhando neste momento na adequação do novo prédio, onde funcionava o POA Hub — explica.  

De acordo com Isaias, o espaço é de propriedade da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e foi locado pela SMS, que agora acelera as obras de adequação. A decisão da mudança, destaca, busca qualificar a resposta assistencial à população usuária da Capital — cerca de 24 mil moradores da cidade utilizam os medicamentos especiais e, outros 1,7 mil, as dietas: 

— Vamos para um espaço amplo, que as pessoas terão uma acomodação mais adequada. Ninguém vai ficar na rua, tem espaço interno para as pessoas aguardarem sentadas seus horários de atendimento. Não adianta só mudar o endereço, também temos que qualificar o serviço.  

Até a mudança, a farmácia permanecerá funcionando na Avenida Borges de Medeiros.  

Novos funcionários serão contratados 

Até o final de setembro, os servidores estaduais que hoje atuam na farmácia de medicamentos especiais permanecerão cedidos ao município. Mas, a partir de 1º de outubro, o provimento de mão de obra passa a ser uma responsabilidade da prefeitura de Porto Alegre. Francisco Isaias ressalta que já tramita um processo de seleção e contratação de uma entidade parceira que possa gerir o serviço de logística dos produtos, ou seja, a mão de obra será terceirizada.  

— Quando mudarmos de endereço, todos eles (os servidores estaduais) vão junto, sob coordenação do município. A partir de outubro, essa gestão de pessoas será municipal. Neste momento, estamos selecionando uma entidade, o que se dá por meio de um processo seletivo público. Até outubro, os novos funcionários já estarão contratados e treinados — garante.  

A logística da mudança também já está sendo pensada e preparada, segundo o diretor geral de Atenção Hospitalar e Urgências da SMS. Não é possível transferir tudo de um dia para o outro, mas haverá um esforço da gestão municipal para que, no máximo em três ou quatro dias, tudo já esteja organizado e a nova sede seja aberta ao público no menor espaço de tempo possível.  

Para evitar transtornos, a data da transferência ainda será pensada para coincidir com o dia em que menos pessoas precisem pegar seus medicamentos. Além disso, será tomado o cuidado de informar com antecedência sobre o fluxo da mudança em postos de saúde e hospitais, por exemplo, que são locais frequentados pelos usuários. 

— Elas não retiram medicamentos todos os dias, então pesquisando no sistema de gerenciamento, vamos eleger a data mais tranquila do ponto de vista de agendamentos de retiradas de medicamentos. Vamos buscar essa sintonia fina para ter o menor transtorno e prevenir o desabastecimento desses medicamentos para os nossos usuários — destaca. 

Projeto de municipalização prevê outras mudanças 

De acordo com Isaias, neste primeiro momento, o modelo de entrega dos itens da farmácia seguirá o mesmo que hoje é aplicado na sede da Borges de Medeiros — ou seja, as pessoas precisarão ir até o novo prédio para retirá-los. Mas, futuramente, a ideia da gestão municipal é descentralizar a distribuição desses medicamentos especiais, para facilitar para os usuários que moram no extremo da zona sul ou norte da cidade e precisam se deslocar para buscar os produtos: 

— Temos um cronograma já para que, a partir de 2023, talvez no segundo semestre, essas medicações sejam distribuídas de forma descentralizada, junto às farmácias distritais do município.  

O projeto prevê ainda uma terceira fase, que corresponde à entrega domiciliar desses medicamentos, também a fim de facilitar para os usuários. No entanto, não há previsão de quando esta etapa terá início.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias