Notícias



Macrodrenagem

Trecho da Avenida Nilo Peçanha tem bloqueio e passa por obras neste feriadão

Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalha no local

16/06/2022 - 22h33min


André Malinoski
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Avenida ficará bloqueada no sentido bairro-Centro, e pista oposta terá sentido duplo

A prefeitura de Porto Alegre executa trabalhos em trecho da obra que ocorre na Avenida Nilo Peçanha. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) aproveita o feriado de Corpus Christi, quando há menor fluxo no trânsito das ruas da cidade, para realizar intervenções, entre esta quinta-feira (16) e domingo (19), na pista do sentido bairro-Centro, quase em frente à Rua José Antônio Aranha.

LEIA MAIS
Fiéis confeccionam tapete na Igreja das Dores para celebração de Corpus Christi
Quatro bairros de Porto Alegre ficarão sem água por conta de obras no Centro Histórico
Porto Alegre às escuras: espaços públicos sofrem com furtos de cabos e falta de iluminação 

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, explica o que está sendo feito no local:

— Há bocas de lobo que precisam ser ligadas ao poço de visita central. Porque a rede principal corre junto ao canteiro central. Então, a água que vai descendo entra na boca de lobo e precisa ser redirecionada para a rede central. Essa rede que liga a boca de lobo até o poço de visita central ficou com a declividade muito acentuada, o que acelera a velocidade da água e diminui a vida útil da tubulação. Poderia ocorrer de a tubulação não suportar uma chuva superior à taxa de retorno calculada, o que provocaria um chafariz no meio da Nilo Peçanha.

A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) informa que, nesta quinta, a Nilo Peçanha, no sentido bairro-Centro, ficará bloqueada para o trânsito de veículos no trecho entre a Avenida Teixeira Mendes e a Rua Osório Tuiuty de Oliveira Freitas. Dessa maneira, os carros que trafegam pela pista bairro-Centro serão desviados para a pista oposta (Centro-bairro), que passará a ter duplo sentido de circulação.  

— Essa é uma das obras de macrodrenagem do Arroio Areia. Essa ligação da boca de lobo ao poço de visita central faz parte do conjunto da obra. Ela deu uma declividade no tubo muito grande que fez com que a velocidade da água dentro do tubo fosse de 7 metros cúbicos por segundo. Muito maior do que a gente entende para que tenhamos uma vida útil do tubo de 30 a 35 anos — esclarece o diretor, pontuando sobre a relevância desse trabalho.

Desse modo,  será necessário reabrir a via e remover os tubos já implantados e recolocá-los novamente com a declividade correta. Esse trecho possui uma extensão de 11 metros e diâmetro de 1 metro.

As intervenções estão sendo feitas neste feriadão, para que o comércio dos arredores seja o menos possível impactado. Os trabalhos são realizados enquanto há luz do dia e serão interrompidos em caso de chuva.

— Esperamos terminar as obras da Nilo Peçanha até setembro. Poderão ficar algumas pendências nas transversais, mas a Nilo será liberada totalmente — conclui.

Arroio Areia

Segundo a prefeitura, as 26 obras de macrodrenagem do Arroio Areia amenizarão alagamentos e acúmulos de água em 14 bairros das zonas leste, norte e noroeste de Porto Alegre. Serão investidos cerca de R$ 108 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A contrapartida da prefeitura será de R$ 1,3 milhão.

Obras A1 e A2

A obra linear A1, conforme denominação da prefeitura, é uma rede de drenagem formada, em especial, por galerias com 343 metros de extensão. Essas galerias começam na Avenida Nilo Peçanha, do número 2526 (onde encontram com a obra A2 e o Arroio da Areia), seguindo na direção Centro-bairro até a Avenida Teixeira Mendes. Por esta, seguem até o cruzamento com a João Wallig.

Por sua vez, a obra linear A2 é formada principalmente por tubulações com 352 metros de extensão. Começam na Nilo Peçanha, nas proximidades do número 2526, seguindo no sentido bairro-Centro até a Rua José Antônio Aranha. Em seguida, avançam por esta até a Rua Nestor Silva Soares.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias