Notícias



Saúde coletiva

Vacinação contra gripe, covid-19 e sarampo: saiba onde procurar o serviço nesta terça-feira em Porto Alegre

A partir desta terça, pessoas de 59 anos podem procurar a quarta dose de imunização contra o coronavírus

13/06/2022 - 22h33min

Atualizada em: 14/06/2022 - 08h28min


GZH
GZH
Antonio Valiente / Agencia RBS

A vacinação contra os vírus da gripe, covid-19 e sarampo ocorrerá normalmente nesta terça-feira (14) na Capital.  A partir desta data, Porto Alegre começa a vacinar pessoas de 59 anos  com a quarta dose de proteção contra o coronavírus. Nessa segunda-feira (13), a ampliação na imunização coletiva foi para aqueles que têm 16 anos, que passaram poder procurar a terceira dose de proteção contra a covid-19.

Os locais de vacinação contra a covid-19 variam conforme a faixa etária. Para crianças de cinco a 11 anos, são 26 unidades de saúde – sendo nove delas com atendimento até 21h – e na unidade móvel, que estará no Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, no bairro Floresta, das 9h às 15h.  A partir dos 12 anos, as vacinas são oferecidas em 27 unidades de saúde – seis com atendimento até 21h – e no Shopping João Pessoa. 

Leia mais
Hospitais ampliam estruturas para atendimento de pacientes com covid-19 em Porto Alegre
Joelma procura atendimento médico para tratar sequelas da covid-19 em meio a turnê
Porto Alegre inicia nesta sexta-feira aplicação da quarta dose em profissionais de saúde da linha de frente

Desde a semana passada (6), a oferta da vacina da gripe foi ampliada para todas as pessoas a partir de seis meses de vida. O atendimento poderá ser encontrado em 123 unidades de saúde da Capital, no Largo Glênio Peres (Centro Histórico), no Shopping João Pessoa e na unidade móvel.

Até 24 de junho, a Capital também estará vacinando contra o sarampo, campanha que teve prazo estendido devido à baixa adesão. A vacina é indicada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos e trabalhadores da saúde de serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.   

Confira o serviço da vacinação nesta terça-feira:

Gripe

  • Público: pessoas a partir seis meses
  • Onde: 123 unidades de saúde (veja os endereços aqui) e Shopping João Pessoa. Ônibus no Largo Glênio Peres, das 9h às 16h. 

Sarampo

  • Público: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até cinco anos incompletos
  • Onde: 123 unidades de saúde (veja endereços e horários aqui)
  • Documentação: deve ser apresentada caderneta de vacinação

Covid-19 para pessoas a partir de  12 anos

  • Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose
  • Onde: 27 unidades de saúde (veja os endereços e horários aqui) — seis delas com atendimento até 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza ) e Shopping João Pessoa
  • Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias
  • Terceira dose: pessoas a partir de 17 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses. 
  • Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 59 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen)
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação

Covid-19 para crianças

  • Público:  todas as crianças de cinco anos a 11 anos que precisam de primeira ou segunda dose
  • Onde: 26 unidades de saúde (veja aqui os endereços e horários) — nove delas com atendimento até 21h  (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza ).  A unidade móvel estará Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, no bairro Floresta, das 9h às 15h
  • Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos oito semanas
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização (clique aqui para ver o modelo) assinada.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias