Notícias



Falta de doses 

Apesar da autorização do governo gaúcho, apenas dois municípios da Região Metropolitana devem iniciar vacinação para crianças de 3 a 4 anos nesta quinta-feira

Em Porto Alegre, ampliação iniciou às 14h desta quarta-feira (20)

20/07/2022 - 21h58min


Guilherme Milman
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
O principal motivo é a falta de estoque da vacina CoronaVac, único imunizante autorizado para contemplar essa faixa etária

Mesmo com o aval da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), a maioria das prefeituras da Região Metropolitana não iniciará a vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 e 4 anos nesta quinta-feira (21). O principal motivo é a falta de estoque da vacina CoronaVac, único imunizante autorizado para contemplar essa faixa etária. Em Porto Alegre, a campanha já foi iniciada em 25 unidades de saúde

Em um balanço feito pela reportagem com 12 prefeituras, apenas Viamão e Alvorada afirmaram que irão iniciar a campanha.

No caso de Viamão, serão contempladas inicialmente crianças de 4 anos imunocomprometidas, das 8h às 17h, em oito Unidades de Saúde:  Policlínica Central, Vila Elsa, São Tomé, Augusta Meneguine, Itapuã, São Lucas, Santa Isabel e Águas Claras. A prefeitura afirma que dispõe de apenas 1,5 mil imunizantes para a primeira aplicação e que os novos públicos serão contemplados conforme aumentar a oferta de imunizantes. 

Alvorada também pretende iniciar a campanha apenas com quem possui 4 anos. No entanto, o município não deve contemplar apenas os imunocomprometidos por apresentar uma pequena parcela de crianças com essas condições. A secretaria municipal da saúde afirma que possui apenas 1 mil vacinas à disposição, e não será possível, neste momento, ampliar o serviço para quem tem 3 anos. As aplicações ocorrerão das 8h às 11h45min e das 13h às 17h, no centro de vacinação localizado na Rua Roberto de Souza Feijó, 147.

Municípios como Guaíba, Sapiranga e Sapucaia do Sul afirmam possuir quantitativo de doses suficientes para iniciar a campanha, mas irão aguardar a notificação oficial da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por entidades estaduais e municipais de saúde, para definir uma data. O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), responsável por notificar as prefeituras, afirma que deve publicar a resolução ainda nesta quarta-feira (20). 

No entanto, por meio da assessoria de imprensa, a SES garante que, mesmo sem a formalização, os prefeitos já podem dar seguimento ao processo de imunização, caso possuam condições. 

Nos casos de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e Cachoeirinha alegam não ter mais doses remanescentes de CoronaVac, e aguardam o envio de uma nova remessa por parte do governo federal. 

A prefeitura de Eldorado do Sul informou que aguarda previsão de envio das doses para crianças de 3 a 4 anos de idade para iniciar a imunização.

Na última terça-feira (19), o Ministério da Saúde afirmou que está em tratativas para compra de novos imunizantes e prevê uma nova distribuição aos estados em até 30 dias. A partir de então, o governo gaúcho deverá repassar as remessas às prefeituras. 

Confira outras notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias