Notícias



Inovação no 4º Distrito

Campus do Instituto Caldeira voltado a treinamentos em TI e nova economia será lançado nesta quinta-feira

Primeira iniciativa do centro de educação será encontrar, capacitar e empregar mais de 500 jovens de escolas públicas

06/07/2022 - 21h57min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Plataforma voltada para treinamentos em tecnologia da informação (TI) e nova economia, o Campus Caldeira será lançado em Porto Alegre nesta quinta-feira (7), em solenidade às 8h30min. O centro de educação foi montado em uma área de cerca de 5 mil metros quadrados no andar superior do Instituto Caldeira, hub de inovação localizado no 4º Distrito. 

A primeira iniciativa do campus será encontrar, capacitar e empregar mais de 500 talentos de 16 a 24 anos, alunos e ex-alunos da rede pública ou de escolas particulares com bolsa integral por meio do Programa Nova Geração. O programa advém de uma parceria do Instituto Caldeira com grandes players do mercado, como a Amazon Web Services (AWS), o Google, a Microsoft, a Oracle e a Salesforce.

— Essas gigantes da tecnologia vão fornecer as trilhas de capacitação e qualificação com a possibilidade de certificarem os alunos, o que tem um grande valor de mercado. E isso vai ser 100% gratuito — diz Felipe Amaral, gestor do Programa Nova Geração. 

Leia mais
Há vagas: mais de 2,2 mil oportunidades de emprego estão abertas no RS
580 vagas estão disponíveis em concursos públicos com inscrições abertas no RS

Além da qualificação técnica voltada à TI, os alunos receberão capacitações para desenvolverem habilidades socioemocionais, tais como educação empreendedora com o Sebrae. Os jovens já podem se inscrever a partir desta quinta-feira neste link. Em modelo híbrido (parte remotas, parte presenciais), as aulas devem começar já em agosto. 

— Acreditamos que para tornar o Rio Grande do Sul competitivo, temos que unir esforços para reduzir o gargalo de formação e acesso a oportunidades de trabalho para novos talentos, localmente — destaca Amaral. 

Além disso, já estão instaladas no Campus Caldeira organizações educacionais que vão desenvolver seus programas ali, incluindo a instituição de ensino superior IMED, que promoverá cursos de graduação na área de tecnologia; a Fundação Dom Cabral, escola de negócios; a Fundação Tênis, que trabalha com  capacitação de jovens em vulnerabilidade social; e GetEdu, parceiro do Google for Education, em um espaço onde vai mostrar tecnologias e plataformas da Google. Cada uma dessas organizações desenvolverá os seus programas dentro do Campus Caldeira. 

O Campus Caldeira conta com diversas empresas e institutos como mantenedoras — Helda Gerdau, Jama, SLC, Lins Ferrão, AWS, Banrisul, Oracle, Sicredi e Sebrae —, mas está aberto a novos parceiros. A meta é capacitar mais de 10 mil jovens nos próximos anos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias