Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Era só a receita da vó, agora é o meu negócio"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

29/07/2022 - 06h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Todo mundo tem uma receita de família, não é? Lá na minha casa, o bolinho de chuva, receita da minha vó, é o astro da cozinha. A vó infelizmente não está mais aqui nesse plano, mas todo inverno a família se reúne e haja massa para saciar a vontade de comer um bolinho de chuva com açúcar e canela e o café passado na hora... Nossa, chego a salivar só de lembrar!

E na família de vocês, o que faz sucesso? Bom, a história de hoje é sobre uma receita de vó também que passou por gerações e agora é o negócio da Jaque. Com vocês, Jacqueline Navarro Castilhos, 54 anos, moradora de Porto Alegre, neta da vó Francisca e proprietária da Vó Paca – Cozinha Artesanal.

Leia outras colunas da Cris Silva

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Legado passado de geração em geração

A HERANÇA

"Meus bisavós maternos vieram da Espanha, fugidos da guerra. Casaram-se e viraram comerciantes em Porto Alegre. Minha avó cuidava do bar e preparava mocotó aos finais de semana. Seu nome era Francisca, e o apelido de criança, Paquita, virou apenas Paca. Dona Paca ficou famosa no bairro Medianeira, e minha mãe, Eva Castilhos, com 14 anos, ajudava na produção. Isso data de 1957. O bar fechou, e a receita do mocotó continuou sendo preparada em todos os invernos, para consumo em família. Quando minha avó já não teve mais condições de cozinhar, eu e minha mãe assumimos o ritual. Em 1995, já após o falecimento da Vó Paca, propus para minha mãe a produção e congelamento para venda. Reiniciava-se ali, sua comercialização."

NASCE A VÓ PACA

"A logística era complicada para fazer grandes produções, e as redes sociais, para divulgação, ainda não existiam. Seguimos assim, durante os invernos, produzindo uma média de 200 embalagens por ano. Casei novamente em 2016 e acredito ter encontrado o meu parceiro de vida, Mário Fernando Espíndula. Em julho de 2019, criamos a página 'Mocotó da Vó Paca'. Morávamos em Pelotas, e foi um sucesso. Em setembro de 2020, retornamos para Porto Alegre e retomei a carreira de professora, que havia iniciado anos antes. A casa escolhida já precisou ter uma cozinha a mais para comportar toda a logística do mocotó, que o Mário, agora aposentado, assumiu junto comigo. A ideia de ser autônoma permeou meus sonhos durante toda a minha vida. Inúmeras foram minhas atividades paralelas ligadas ao artesanato e à culinária. Foi então que decidi abdicar do meu emprego, ampliar nosso cardápio e criar a Vó Paca – Cozinha Artesanal."

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Mocotó é o carro-chefe da empresa

DAQUI PRA FRENTE

"Trabalhamos com produtos congelados, sendo o mocotó o nosso carro-chefe. Temos várias opções em nosso cardápio. Tudo produzido com aquele tempero caseiro, para que nosso cliente tenha a sensação de saborear o alimento como se fosse preparado na hora. Ainda engatinhamos na cozinha, mas sabemos que tudo é questão de tempo. Criar novos pratos para ampliar as opções para nossos clientes."

Lá no Instagram @_vopaca tem mais um pouco do trabalho da Jaque. 

RECADO DA CRIS 

"Se você cansar, aprenda a descansar, não a desistir."



MAIS SOBRE

Últimas Notícias