Notícias



Cidade Baixa

Enquanto enfrentava um câncer, empresária criou esmalteria "para proporcionar a autoestima que também estava buscando"

Salão na Joaquim Nabuco ainda funciona como bar e espaço de eventos 

24/07/2022 - 13h07min

Atualizada em: 24/07/2022 - 13h07min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Por trás de uma fachada colorida na Rua Joaquim Nabuco, em Porto Alegre, funciona uma esmalteria que ao mesmo tempo é bar e espaço para eventos. A ideia do salão Aquarela, aberto em dezembro na Cidade Baixa, é que as clientes se divirtam enquanto investem em autocuidado — o carro-chefe são os serviços de manicure e pedicure (daí o nome esmalteria), mas também tem serviços de maquiagem, design de sobrancelhas, depilação e até tatuagem. 

O negócio foi desenhado enquanto Gislaine Brum Grinschpun, 57 anos, enfrentava um câncer de mama.  Vaidosa, a bibliotecária sentiu o impacto do tratamento na autoestima. Cabelo, sobrancelha e cílios caíram, a cor da pele mudou, e as unhas também ficaram escuras e frágeis. Nos dias em que ela se sentia disposta, trabalhava na ideia da esmalteria — o primeiro empreendimento, tanto dela, que é bibliotecária, quanto do marido, Iair Grinschpun, 48, professor de história.

 — Eu queria proporcionar para muitas mulheres esse sentimento de autoestima que eu também estava buscando  — diz ela. 

As obras começaram em setembro do ano passado, antes da sua última cirurgia. O prédio "estava caidaço”, e tiveram que fazer piso, parede, parte elétrica e hidráulica, além de trocar as calhas. 

A decoração foi pensada de forma a deixar as clientes confortáveis — o casal não queria nada muito pomposo. E, pelas paredes, espalharam retratos de mulheres fortes de diferentes gerações: Elza Soares, Frida Kahlo, Anitta, Marielle Franco. Atrás do caixa, tem uma foto da própria Gislaine, uma exigência do marido. 

— Acho que eu sou um ícone pra ele — comenta ela rindo, enquanto Iair concorda, decidido. 

Gislaine segue trabalhando como bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até as 15h, quando vai pra esmalteria. No resto do tempo, é Iair quem comanda a equipe. Ele teve que aprender sobre unhas do zero. 

— Eu não sabia nem o que era francesinha. Para mim, era um sanduíche português — conta. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Iair também raspou a cabeça durante o tratamento de Gislaine

Também é Iair quem prepara os drinques da casa. O bar tem gin tropical, dry martini, aperol spritz, mojito e cosmopolitan, além de cervejas, espumantes e vinhos que eles escolheram a dedo na serra gaúcha. 

O casal ainda pensou em playlists para tocar a cada dia da semana: tem rock na terça, blues na quarta, uma pegada mais good vibes na quinta, brasilidades na sexta e, aos sábados, é uma construção colaborativa. Quando tem eventos, a trilha sonora é personalizada de acordo com o gosto do anfitrião — na área interna ou externa, nos fundos, a esmalteria recebe aniversários, despedidas de solteira e “esquenta” para festas. 

— A gente disponibiliza o espaço para confraternizar, beber uns drinques e fazer serviços na Aquarela — acrescenta Iair.

Aprovado

Rafaela Nozari fez as unhas com esmaltação em gel nesta quinta-feira (21). Ela quer voltar acompanhada.

— Ainda vou vir com as amigas num final de tarde, já devia ter acontecido. É um ambiente diferente, e ter bar no salão é muito bom — comenta.

Gislaine hoje está curada do câncer, mas ainda tem acompanhamento médico intenso e cuida muito da alimentação e da forma física. Ela acredita que a empresa é um “produto do seu renascimento”: 

— Acho que estou cumprindo minha função, de fazer as mulheres felizes enquanto estão aqui. 

Espaço criado por Gislaine tem playlists de diferentes estilos para tocar a cada dia da semana



MAIS SOBRE

Últimas Notícias