Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares sobre a violência contra a mulher: "Nada justifica"

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados

16/07/2022 - 05h00min


Manoel Soares / Arquivo Pessoal
De onde vem a autoridade dos homens que podem fazer o que quiserem com as mulheres?

Essa semana foi puxada no Encontro, galera. Foram muitos casos de violência contra a mulher, em diferentes níveis. Desde o absurdo de um estuprador que se aproveitava da função de anestesista para violentar mães no momento do parto, passando por quem mantinha em cárcere privado uma mãe de 23 anos com seus filhos, casos em que pais mataram filhos e esposas. 

Mas de onde vem essa autoridade dos homens que podem fazer o que quiserem com as mulheres? Por que acham que podem se safar impunes? Depois de muito pensar e estudar, concluí que eles contam com a “camaradagem” de outros homens em lugar de poder. Sabem que policiais, delegados, juízes e até carcereiros serão homens como eles e vão criar uma rede que relativiza a dor vivida pelas mulheres. Por mais que nós não sejamos agressores e assassinos, se não condenamos publicamente todo tipo de violência, inclusive as psicológicas e emocionais, somos cúmplices. 

Leia mais colunas de Manoel Soares

Entender isso e colocar em prática é fundamental, criar um ambiente seguro para as mulheres passa por ver nelas nossas mães e irmãs. Se não for assim, vamos sempre dizer que lamentamos, mas lá no fundo vamos nos perguntar: o que ela fez para apanhar? Só essa pergunta por si já é uma defesa para agressões e uma segunda agressão, pois abre precedente de dúvida para a conduta da mulher agredida. Não existe cenário nesse mundo que justifique o que esses homens fizeram essa semana. Mas, se ainda assim você que lê acha que não é bem assim, que existem casos e casos, saiba que homens como eles contam com opiniões como a sua para saírem impunes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias