Notícias



Centro Histórico

Monumento a Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana é alvo de vandalismo em Porto Alegre

Tinta amarela foi jogada sobre as estátuas, localizadas na Praça da Alfândega; limpeza já foi realizada pela Secretaria de Cultura

21/07/2022 - 11h57min

Atualizada em: 21/07/2022 - 11h57min


Roger Silva
Roger Silva
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS

As estátuas em homenagem aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, amanheceram parcialmente cobertas por tinta amarela nesta quarta-feira (20). O ato de vandalismo teria acontecido ainda na madrugada, mas não foi captado pelas câmeras da prefeitura que observam o local.

Nas primeiras horas da manhã, agentes da Guarda Municipal foram até a praça e dizem ter encontrado a tinta ainda fresca.

A Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela manutenção da obra, enviou uma equipe por volta das 10h20min para realizar a limpeza e a manutenção das figuras feitas de bronze. O Centro Integrado de Comando (Ceic) da prefeitura realiza busca nas imagens de arquivo e nas câmeras ao vivo da região para tentar localizar possíveis suspeitos do vandalismo.

"Esse vandalismo é recente. Os agentes do Ceic identificaram o vandalismo e solicitaram uma guarnição no local. A Romu (Ronda Ostensiva Municipal) chegou e viu que a tinta estava fresca. A Secretaria da Cultura já foi informada e encaminhou o pedido de limpeza. Estamos fazendo buscas nas câmeras do entorno para tentar identificar os autores do ato. Ainda não temos essas imagens", afirmou a assessoria do Ceic. 

A obra

O monumento mostra Carlos Drummond de Andrade, que originalmente segurava um livro nas mãos, em pé ao lado de Mario Quintana, que está sentado em um banco. As peças de bronze foram fundidas no ateliê de Xico Stockinger com a ajuda da aprendiz Eloisa Tregnago no final da década de 1990.

O chamado "Monumento à Literatura Brasileira" foi inaugurado na Feira do Livro de 2001. 

O que diz a prefeitura da Capital:

"A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Diretoria de Patrimônio e Memória, destacou um técnico especialista para averiguar a situação da estátua dos escritores Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade, que foi alvo de vandalismo, na Praça da Alfândega. A SMCEC está analisando as providências adequadas a serem tomadas a fim de manter a integridade do monumento. O DMLU foi acionado e realizou a limpeza do local. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, lamentou o vandalismo do monumento e dos espaços públicos da cidade. 'A Secretaria segue mobilizada e empenhada em trabalhar pela recuperação dos nossos monumentos e espaços, contando com o apoio fundamental de todos os órgãos da Prefeitura'."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias