Notícias



Nova chance

Pioneiro no país, projeto que busca ressocialização de adolescentes envolvidos com o tráfico no RS tem reincidência zero

O Partiu Aula na Justiça formou a terceira turma, com oito menores, nesta quinta-feira (14)

15/07/2022 - 21h11min


Eduardo Matos
Eduardo Matos
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Rafa criou o projeto, que chega à terceira turma de formandos

Reincidência zero. Esse é o resultado até agora do Partiu Aula na Justiça, projeto pioneiro no país executado no Rio Grande do Sul que busca ressocialização de adolescentes em conflito com a lei por meio da cultura e da educação. Na quinta-feira (14), ocorreu a formatura de oito adolescentes. É a terceira até o momento. 

No total, 25 adolescentes já se formaram no projeto. A cada turma são escolhidos dois monitores, que recebem uma bolsa pelo período de um mês para auxiliar nos trabalhos. O Partiu Aula na Justiça tem duração de até dois anos, sendo que ainda restam 81 vagas. 

A maioria dos adolescentes que integra o projeto foi flagrado cometendo o ato infracional de tráfico de drogas. Quem já passou pelo Partiu Aula na Justiça teve os currículos encaminhados para a colocação no mercado de trabalho.

Leia mais
Mergulhadores e barcos pesqueiros: as estratégias de facção que fez o sul do RS como rota estratégica do tráfico internacional
Manifestantes se reúnem no foro de São Leopoldo para pedir soltura de homem preso
Comunidades de Porto Alegre assoladas por guerra de facções retomam rotina, e órgãos de segurança avaliam que ações foram eficazes

O resultado das cinco oficinas que compõem a iniciativa, ministradas pelo rapper Rafael Diogo dos Santos, conhecido como Rafa Rafuagi, foi a composição (letra e música), produção e interpretação pelos próprios adolescentes de uma música gravada em videoclipe, revelado durante a formatura na quinta-feira (14), em cerimônia no Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente (Ciaca).

 Esperança e contentamento 

— Sempre ter a cabeça erguida e bola pra frente.

Esse foi conselho de uma adolescente que havia concluído o projeto numa turma anterior aos novos colegas durante a formatura na quinta-feira. pelo engajamento e dedicação, ela conquistou um posto de monitoria remunerada. Por sugestão de Rafa, ela e outros três monitores fizeram a entrega dos primeiros certificados, como uma homenagem. 

— É jovem ajudando jovem, construindo um novo mundo — disse o Rafa.

A mãe de um dos adolescentes que estava se formando no projeto se disse grata a iniciativa.

— Achei muito bonito esse projeto, para incentivar os jovens que eles têm de ter uma ocupação. Que continue para mais jovens ter a oportunidade — disse a mulher, que é moradora do bairro Bom Jesus.

De acordo com ela, a experiência teve reflexos muito positivos no filho:

— Desde que ele começou a vir para cá já tá falando que quer ir trabalhar. Mudou bastante, sabe? Ele nunca foi um guri ruim.

Outro adolescente, que se formou em turma anterior e virou monitor, contou que começou as aulas tímido, mas depois, com atenção e observação, foi se adaptando.

— Experiência top. É só progresso. Levantar a cabeça, não olhar mais para trás e seguir para ter um futuro melhor — resume.

Conheça o projeto

A iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ), em parceria com o Ministério Público (MP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), e apoio da Defensoria Pública do Estado, pretende reverter o atual cenário de envolvimento de adolescentes com o tráfico de drogas. Por meio da arte, da cultura e da música, o Partiu Aula na Justiça busca estimular os participantes ao senso crítico e à reflexão sobre os atos praticados.

Em turmas de, em média, 10 jovens, eles participam de quatro encontros no auditório do Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente (Ciaca), em Porto Alegre, e um encontro externo, que acontece em algum ambiente que trate de cultura. Quem aceita participar tem o processo suspenso. Se concluir, poderá ter a extinção da ação. No entanto, se não continuar, o processo segue.

O juiz Charles Maciel Bittencourt, coordenador do Projeto Justiça Instantânea, ressaltou, durante a formatura, que além da importância do aprendizado, o recebimento do certificado significa também a superação de um obstáculo.

— Tiveram um momento lá atrás difícil, mas hoje eles (os adolescentes) estão demostrando que vão sair daqui com um pensamento e uma visão diferentes, e esperamos que estejam sempre com vocês (familiares presentes na cerimônia). Obrigado por virem em um dia tão especial, para eles e para nós. Acreditamos neles — disse o magistrado em sua manifestação na cerimônia de formatura.

O Partiu Aula foi criado por Raffa em 2013 e já atingiu mais de 30 mil jovens e está sendo executado na Justiça pela primeira vez. A iniciativa contribui para mediação de conflitos em escolas públicas. Ou seja, na relação entre educador e educando. Em 2019, ganhou um prêmio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias