Notícias



Vacinação

Porto Alegre tem 26,8% da população com a terceira dose contra a covid-19 atrasada

Secretaria Municipal de Saúde ampliou os pontos de imunização para tentar acelerar o ritmo de aplicações

12/07/2022 - 09h34min

Atualizada em: 12/07/2022 - 09h35min


GZH
GZH
Jefferson Botega / Agência RBS

 O número de pessoas que já poderiam ter recebido a terceira dose de vacina contra a covid-19 em Porto Alegre, mas que não buscaram um posto de saúde já chega a cerca de 318 mil. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). São 26,8% da população que recebeu a segunda dose na Capital.

No que se refere à aplicação da segunda dose da vacina, o percentual geral de atraso é de quase sete por cento, em todas as faixas etárias. O percentual de esquema vacinal incompleto é maior entre as crianças, onde 24,5% delas não receberam a segunda aplicação. Já os adolescentes somam 11,9% de atraso e os adultos 5%.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, para diminuir o volume de doses atrasadas, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de pontos de vacinação para adultos, de 26 para 36 unidades de saúde. Oito delas funcionam em horário estendido, até às 21h. Também é possível receber o imunizante na unidade móvel, que circula de segunda a quinta-feira pela cidade, estacionando em frente a escolas, igrejas, supermercados e outros pontos, com oferta de vacina contra a gripe e Covid-19 para crianças e adultos.

Em relação ao Estado, um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) a pedido de GZH mostra que o número de pessoas com a terceira dose atrasada chega a 2,75 milhões. O que representa 24% da população do Rio Grande do Sul. As estatísticas ainda mostram que 6% dos gaúchos sequer buscaram a primeira dose e outros 6% estão com a segunda aplicação atrasada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias