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Problemas no asfalto

Prefeitura de Porto Alegre recebe média de 1,3 mil pedidos por mês para melhorar condições das ruas

Poder público procura usar novos tipos de asfalto e espera financiamento para dar conta das reparações

27/07/2022 - 22h18min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
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André Ávila / Agencia RBS
Cruzamento da Rua Edu Chaves com Rua 18 de Novembro revela pedras do antigo pavimento

A cada mês, o telefone 156 da prefeitura de Porto Alegre recebe 1,3 mil pedidos, em média, para serviços relacionados a consertos e conservação de ruas e avenidas. As principais demandas da população são conserto de buracos, ajuste de altura de tampas de bueiros e correção de desnível de asfalto. Essas solicitações são direcionadas para a Divisão de Conservação de Vias Urbanas, vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

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A pasta afirma que dez equipes, com servidores da prefeitura e de empresas terceirizadas, atuam diariamente na Capital para execução desses serviços. Em relação à conservação de vias, a SMSUrb diz que nesse ano alcançou uma média mensal de 61 mil metros quadrados de recapeamento, sendo a maior para este tipo de manutenção desde o ano 2000, quando iniciou a medição.

De janeiro de 2021 a abril de 2022, foram 1.314.714 metros quadrados de vias recuperados. Em ruas com asfalto, há dois tipos principais de serviços: as conservações, que são mais simplificadas, como um conserto emergencial de um buraco em uma rua, e as requalificações, que envolvem trabalhos mais complexos.

Ainda assim, motoristas reclamam que há muitos problemas, conforme foi constatado em uma blitz realizada pela reportagem na última segunda-feira (25). O DG mostrou buracos, tampas de bueiro mal colocadas e asfalto irregular em áreas com grande movimentação, como as avenidas Benjamin Constant, Manoel Elias, Protásio Alves e Estrada Caminho do Meio.

A prefeitura argumentou que a situação se deve ao “período de chuvas que impede o trabalho das equipes e também contribui para a degradação do asfalto, por isso as ruas podem apresentar mais problemas". A SMSUrb salientou ainda que faz conservações em trechos maiores, com remoção do asfalto antigo e a aplicação de novo pavimento, algo que será realizado em breve nas avenidas Mauá e Wenceslau Escobar.

Intervenções previstas e formas de melhorar o asfalto

A secretaria diz que desenvolve projetos e verifica fontes de recursos para vias que estão com problemas estruturais. De acordo com a pasta, haverá uma licitação em breve para as avenidas Cristóvão Colombo, Manoel Elias e Estrada Cristiano Kraemer, mas ainda não há definição de como isso será custeado.

Outra questão que impacta a qualidade das vias é o fornecimento dos materiais para os serviços. Segundo a prefeitura, a reativação das duas usinas de asfalto foi importante para o setor. A Usina de Asfalto da Restinga foi reativada em abril deste ano, e a Usina de Asfalto do Sarandi está funcionando desde maio de 2021.

A capacidade de produção é de até 90 mil toneladas de asfalto por ano, dependendo dos investimentos da prefeitura. O material produzido é usado nos serviços de realizados pela empresa terceirizada Planaterra.

André Ávila / Agencia RBS
Nas imediações da Benjamin com Cristóvão Colombo uma parte do asfalto não resiste ao peso dos veículos e deforma

Para os dias frios, o asfalto morno é pensado como uma alternativa para trabalhar na manutenção, já que não precisa atingir uma temperatura muito alta para ser aplicado. Atualmente, a prefeitura usa o asfalto quente, que não pode ser utilizado em dias com baixas temperaturas e acaba muitas vezes impedindo a realização dos serviços.

Em abril desse ano, a SMSUrb passou a testar o uso do chamo asfalto-borracha na Rua Voluntários da Pátria. O material possui pneus usados na composição e teve a produção testada nas usinas. O pavimento está sendo aplicado apenas na faixa da esquerda, em um trecho de 600 metros, entre as ruas Gaspar Martins e a Álvaro Chaves. A ideia é comparar a qualidade e durabilidade dos materiais na pista.

Onde estão os investimentos já anunciados?  

Em junho de 2020, na gestão de Nelson Marchezan Júnior, a prefeitura anunciou "o maior Programa de Requalificação Asfáltica da história de Porto Alegre", com sete editais de cerca de R$ 113 milhões. A proposta era melhorar as condições de 66 vias, já que a cidade contava na época com mais de 85% da malha viária vencida.

Somando-se às obras já em execução naquele ano, o total do programa seria de R$ 136,77 milhões, composto por financiamentos do CAF (Corporação Andina de Fomento/Banco de Desenvolvimento da América Latina), Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Atualmente, a SMSUrb diz que esses recursos foram e estão sendo utilizados para a recuperação funcional e recuperação estrutural de vias. Neste momento, estão sendo executadas as obras do lote cinco e seis.

Como está o financiamento para obras aprovado em 2021?

Em 29 de setembro de 2021, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou o financiamento de R$ 60 milhões para a recuperação de ruas e avenidas. Na ocasião, a prefeitura afirmou que o recurso seria administrado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Diretoria de Conservação de Vias Urbanas (DCVU).

O valor, financiado pelo Banco do Brasil, está programado para ser investido com R$ 45 milhões na recuperação estrutural e fucional, R$ 10 milhões em um projeto de gerenciamento com cadastro e atualização online de conservação de vias (Gerpav - gerenciamento de malha viária), e R$ 5 milhões em novos projetos estruturais e funcionais.

Avenidas como Assis Brasil, Sertório, Rua Bernardino Silveira Pastoriza e Rua dos Maias estão entre as mencionadas para receber recuperações estruturais, como retirada do asfalto antigo e melhorias antes da colocação do asfalto novo. Já a Avenida Princesa Isabel e ruas Carlos Trein Filho e Anita Garibaldi estão na lista para passarem por uma recuperação funcional. O total inclui 36 vias da Capital.

André Ávila / Agencia RBS
Trincas no asfalto da Avenida Sertório

A secretaria afirma que foi iniciada a negociação com o Banco do Brasil e com a Secretaria do Tesouro Nacional. Segundo a pasta, todos os trâmites por parte da prefeitura já estão encerrados, faltando agora o aval do Tesouro Nacional, que a administração espera que saia em breve.

A prefeitura diz que vai atualizar o orçamento e fazer as licitações para contratar as empresas que farão os serviços de recuperação.

Recuperação estrutural - aguarda recurso do financiamento

Av. Assis Brasil - (Centro/Bairro), Av. Sertório, Rua Bernardino Silveira Pastoriza, Rua dos Maias e Rua João Alfredo.

Recuperação funcional - aguarda recurso do financiamento

Rua Pedro Boticário, Rua Dom João VI, Rua Ten. Alpoim, Rua Juarez Távora, Rua Cel. Neves R Silvado, Av. Princesa Isabel, Rua São Manoel, Rua Dr. Murtinho R Marechal Mallet, Av. Tramandaí, Rua Dr. Armando Barbedo, Rua Padre Joao Batista Reus, Rua Dr. Mario Totta, Rua Landel De Moura, Rua Silva Jardim, Rua Carlos Trein Filho, Rua Anita Garibaldi, Rua Santana, Av. Dos Prazeres, Rua Vinte Quatro de Agosto, Av. Francisco Trein, Av. Assis Brasil, Av. Plinio Brasil Milano, Av. São Pedro, Rua Açores, Rua Itapeva, Rua Bezerra De Menezes, Rua Amália Aveiro, Av. Bagé, Av. Lageado e Rua Cel. Paulino Teixeira.

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