Notícias



IGP

Primeiro dia de emissão da nova carteira de identidade tem horas de espera para atendimento em Porto Alegre

Morador da Capital, menino de 10 anos foi o primeiro no país a fazer o documento no padrão nacional 

26/07/2022 - 22h17min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
A primeira solicitação da nova carteira de identidade foi de Arthur Betat Thiago, 10 anos

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida nesta terça-feira (26), e a primeira cidade do Brasil a adotar o modelo federal é Porto Alegre. O novo documento tem o brasão do governo federal no topo, em substituição ao do Estado emissor.

LEIA MAIS
Expectativa de vida dos gaúchos chega a 77,45 anos
Buracos, tampas de bueiro e deformação do asfalto: problemas nas vias de Porto Alegre dão prejuízo, dizem motoristas
Cemitério de estátuas: conheça o local que guarda monumentos, bustos e placas atacados por vândalos em Porto Alegre

Em Santa Catarina, desde novembro de 2021, um documento que segue algumas normas do novo padrão é impresso, porém não tem todas as características do que será exigido no território brasileiro. 

A busca pela novidade gerou grandes filas na sede do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na Avenida Azenha, 255. Às 8h, quando abriram as portas para atendimento, havia perto de uma centena de pessoas na rua, em uma fila que chegava até perto da Avenida Ipiranga. Todas as poltronas foram ocupadas até as 8h30min.

O documento no novo padrão é emitido gratuitamente, mas, por enquanto, somente para quem precisa fazer a primeira via do RG. A possibilidade de fazer a segunda via no novo modelo ainda não tem data para ser aberta.

A primeira solicitação foi de Arthur Betat Thiago, 10 anos. Ao vivo durante entrevista a Rádio Gaúcha, o menino recebeu a guia de confirmação do pedido e celebrou a marca.

— Fico feliz, é um documento importante que eu ainda não tinha — disse, às 8h30min.

O garoto chegou ao prédio às 6h15min, junto ao pai, Carlos Eduardo dos Santos Thiago, 39 anos.

— Aproveitamos as férias escolares para vir aqui. E que bom que ele é o pioneiro — comemorou o empresário. 

Muitas pessoas procuraram o prédio acreditando que sairiam já com a nova identidade, mas são necessários 15 dias úteis para ser confeccionada.

Às 10h30min, mais de 400 senhas haviam sido entregues, o que equivale quase ao total de um dia normal de trabalho, segundo a direção do órgão. Apesar de atender até as 18h, a capacidade deve se esgotar antes do horário, prevê a diretora substituta do Departamento de Identificação do IGP, Flávia Viana Ferreira

— As pessoas tem até 2032 para trocar pelo novo modelo. Nosso pedido é que não venham para cá nessa semana, pois além da novidade, tem férias escolares, o que aumenta o movimento e a espera — pede a diretora substituta.

Mudanças

A alteração mais relevante para efeitos práticos é que agora o CPF passa a ser o número principal do documento, substituindo o registro geral (RG). O RG seguirá impresso somente para controle local dos bancos de identificação. Essa mudança  já consta no modelo catarinense.

A medida auxilia, por exemplo, o cidadão que emite a identidade em mais de um Estado, como no caso de extravio do documento em viagem. Nestas situações, atualmente, cria-se um novo número de RG no Estado onde é feita a solicitação.

Um QR Code no verso da nova identidade informará se a pessoa é doadora de órgãos. Também pelo código eletrônico, haverá a informação da validade daquela emissão: cinco anos para crianças de até 11 anos e 10 anos para quem tem de 12 a 59. Pessoas com mais de 60 tem o documento por tempo indeterminado.

Também na parte de trás da cédula, estão os nomes dos pais e símbolos de acessibilidade, e o nome social é igualmente informado nesse espaço.

Confira outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias