Notícias



Passo Fundo

Recipiente com água e um canudo: com materiais simples, estudante de Fisioterapia cria aparelho para melhorar expansão pulmonar

Novidade, que pode auxiliar pacientes com sequelas da covid-19, entrará em fase de testes com voluntários

08/07/2022 - 10h26min

Atualizada em: 08/07/2022 - 10h27min


Karine Dalla Valle
Karine Dalla Valle
Enviar E-mail
Universidade de Passo Fundo (UPF) / Divulgação
Humberto de Oliveira Campos, 39 anos, teve seu projeto selecionado no Programa Centelha, do governo federal

Um recipiente com água e um canudo pode ajudar pacientes que apresentam problemas respiratórios, como os provocados pela covid-19. Chama-se incentivador respiratório e foi criado pelo aluno de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UFP) Humberto de Oliveira Campos, 39 anos. O equipamento chegou a ser selecionado no Programa Centelha, do governo federal, que incentiva empreendimentos inovadores, e agora entrará em fase de testes com voluntários. 

O incentivador respiratório que Campos criou é semelhante a outros aparelhos que prometem melhorar a expansão respiratória, mas tem um diferencial: a quantidade de água dentro do recipiente promete tonificar ainda mais a musculatura ventilatória dos pulmões. O estudante explica:

— Com o canudo, o paciente puxa o ar profundamente e expira com força total. Quando soltar o ar, vai encontrar a resistência do volume de água, o que promove a melhora da musculatura ventilatória dos pulmões. Os outros aparelhos que existem no mercado não dão a pressão desejada para fazer a troca gasosa e a expansão pulmonar — diz.

A técnica foi elaborada durante a pandemia, enquanto Campos observava um grande número de pessoas apresentando sequelas da covid-19, como dificuldade para respirar, já que a doença afeta a capacidade dos pulmões. Mas a intenção é que também possa auxiliar em outras patologias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), causada pelo hábito de fumar. 

Em 2021, a proposta ficou entre os 50 melhores projetos do Programa Centelha, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e agora aguarda investimento para tornar-se um negócio próprio. Mas ainda não passou pela fase de testes em humanos. 

Segundo a professora Lia Mara Wibelinger, docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF, que orientou Campos no desenvolvimento do aparelho, o próximo passo é comprová-lo cientificamente. 

— O que o Humberto fez até agora foi a constituição do dispositivo. A partir desse segundo semestre, o aparelho será testado em pessoas, preferencialmente pacientes que estão se reabilitando da covid-19. Será feito um chamado à comunidade, selecionando voluntários. Depois, vamos validar perante um comitê científico — garante a professora. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias