Notícias



Tchau para o calor

Semana termina quente e úmida em quase todo o Estado; frio retorna a partir de segunda-feira

Sexta-feira, sábado e domingo continuam com temperaturas altas por conta de um bloqueio atmosférico

08/07/2022 - 09h58min

Atualizada em: 08/07/2022 - 09h59min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agencia RBS
Porto Alegre teve muitas nuvens na manhã desta quinta-feira (7)

A sexta-feira (8) deve ser mais um dos dias de "calor" em meio ao inverno no Rio Grande do Sul. De modo geral, a temperatura diminui em relação a esta quinta (7), mas a máxima no Estado segue elevada, podendo alcançar 30ºC em Vicente Dutra, no Norte. A mínima fica em torno de 1ºC em Pedras Altas, no sul gaúcho.

Os meses de junho e julho são os mais gelados no Estado, mas, segundo a Climatempo, o período sofre com a atuação de bloqueio atmosférico. Com isso, as rajadas de vento empurram as frentes frias para o alto-mar, impedindo que consigam se espalhar pelo Estado e por outras áreas da região sul do Brasil. Além disso, rajadas de vento quente do norte do país se voltam em direção ao Sul, o que gera também um aumento da temperatura.

— Quando ocorrem bloqueios atmosféricos, não é incomum esse aumento na temperatura, que é a situação atual. Só que essa "chavinha" já vai mudar a partir do começo da semana que vem — pontua Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

No sábado (9) e principalmente durante o domingo (10), os termômetros sobem novamente. É a partir de segunda-feira (11) que a previsão indica uma virada no tempo. Uma frente fria avança sobre o território gaúcho, e aumenta a nebulosidade e a possibilidade de chuva e temporal, além de deixar as rajadas de vento mais intensas e as temperaturas mais baixas. A partir de terça-feira (12), o declínio nos termômetros deve ser acentuado.

Chuva nos próximos dias

A chuva aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (8). O dia fica nublado e com possibilidade de precipitação principalmente durante a madrugada e pela manhã. O tempo deve ficar firme apenas na divisa com Santa Catarina, no Extremo Sul e no Litoral Sul.

O maior acumulado, de 24 mm, está previsto principalmente para municípios da Fronteira Oeste (como Uruguaiana, Quaraí, Manoel Viana, Maçambará, Itaqui, Barra do Quaraí e Alegrete) e para Garruchos, no Noroeste. O volume representa de 20% a 30% do esperado para o mês nesses locais.

No sábado (9), a tendência é que o tempo fique nublado e com chuva no Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste. Nessas duas últimas regiões, há risco de temporal e queda de granizo. Nas demais áreas, o predomínio é de sol entre nuvens. 

São José dos Ausentes, na Serra, e Pedras Altas, no sul do Estado, registram a mínima do dia: 7ºC. Já a máxima pode ser novamente de 30ºC, em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, municípios do Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 14ºC a 24ºC.


Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta sexta-feira (8): 

Região Metropolitana: a sexta-feira (8) será de tempo instável, com pancadas de chuva em algumas áreas. Em Esteio, os termômetros variam de 12°C a 19°C.

Serra gaúcha: a sexta-feira (8) terá predomínio de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Vacaria, os termômetros variam de 12ºC a 22ºC.

Litoral Norte: a sexta-feira (8) será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Torres, os termômetros variam de 14°C a 18ºC.

Litoral Sul: a sexta-feira (8) terá predomínio de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 7°C e 14°C.

Região Norte: a sexta-feira (8) terá predomínio de tempo firme, com sol entre nuvens. Há possibilidade de chuva em algumas áreas. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 14°C a 23ºC.

Região Noroeste: a sexta-feira (8) será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 16°C a 22°C.

Região Sul: a sexta-feira (9) terá predomínio de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 3°C a 11°C.

Região Central: a sexta-feira (8) será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Santa Maria, os termômetros variam de 14°C a 19ºC.

Campanha gaúcha: a sexta-feira (8) será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Candiota, os termômetros variam de 5°C a 12°C.

Fronteira Oeste: a sexta-feira (8) será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 12°C a 20°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira (8):

Capital: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 18°C.
Pelotas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 4°C e máxima de 15°C.
Caxias do Sul: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.
Santa Maria: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
Santa Rosa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Erechim: pancadas de chuva rápidas e isoladas. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Torres: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 18°C.
Rio Grande: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 7°C e máxima de 14°C.
Mostardas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 9°C e máxima de 16°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva rápidas e isoladas. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.
Bagé: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 6°C e máxima de 15°C.
Tramandaí: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 18°C.
Xangri-Lá: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 17°C.
Capão da Canoa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
São Borja: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 26°C.
Santa Cruz do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.
Lajeado: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias