Notícias



Auxílio aos necessitados

"Aceitam-se pilhas e rádios": Spaan lança campanha para presentear idosos com equipamentos

Distração, forma de se manterem pertencentes aos acontecimentos fora dos portões da instituição, informação e entretenimento estão entre os benefícios do aparelho para os moradores

17/08/2022 - 22h59min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Tiago Boff / Agencia RBS
Para auxiliar ouvintes como Vanderlei, a campanha visa à arrecadação de aparelhos, novos ou usados, e de baterias

Vanderlei Moura, 84 anos, acorda antes do amanhecer, liga na Gaúcha e permanece conectado até saber as últimas notícias do Internacional. O radinho a pilhas é sua companhia diuturna, mesmo no horário em que o parceiro de quarto está dormindo. Para manter a harmonia entre a dupla de residentes da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), o colorado definiu uma estratégia. 

— Eu uso fone de ouvido — explica. 

Distração, forma de se manterem pertencentes aos acontecimentos fora dos portões da instituição, informação e entretenimento estão entre os benefícios do rádio para os moradores, defende a direção da ONG, localizada no bairro Nonoai, na zona sul da Capital. No entanto, nem todos os 121 atendidos conseguem manter a pleno o funcionamento dos equipamentos, seja pela dificuldade em pagar consertos ou pela troca das pilhas – os internos são encaminhados pela prefeitura, e entre os critérios de escolha está a renda familiar. 

Leia mais
Mutirão da prefeitura retira 15 toneladas de lixo do bairro Cruzeiro
Prefeitura de Porto Alegre pede autorização à Justiça para demolir o Esqueletão
Prefeitura de Porto Alegre aponta 3,8 mil taxistas aptos a receberem benefício do governo federal

Para auxiliar outros apaixonados como Vanderlei, a Spaan lançou uma campanha de arrecadação de aparelhos, novos ou usados, e de baterias. A preferência é por modelos que sintonizem as estações por meio de botões de girar. O visor favorito dos idosos também é o analógico.

— É o melhor para eles mexerem — justifica a auxiliar de comunicação da entidade, Maura Assis de Assis.

As pilhas mais pedidas são tamanho AA (normal) e AAA (palito). As entregas devem ser feitas na portaria da Rua Frederico Etzberger, 635. 

Vanderlei vendeu pastel na Copa do Mundo de 1950, no Estádio dos Eucaliptos 

Na manhã desta quarta-feira (17), Vanderlei deixou de ser ouvinte da Rádio Gaúcha: se tornou entrevistado do Timeline para pedir doações à audiência. Contou que, na infância, trabalhou no Estádio dos Eucaliptos, antiga casa colorada. 

Tiago Boff / Agencia RBS
Preferência é por modelos analógicos

— Eu vendia pastel, conheci vários jogadores. Gosto muito do Dunga, que até hoje vem aqui ajudar a gente — afirma, em agradecimento ao capitão do Tetra. 

Relembrar a traumática final do Mundial, quando o Brasil perdeu para o Uruguai, levou o idoso ao choro, ao vivo. 

— Eu voltei pra casa triste e, quando cheguei, minha mãe tinha dado à luz o meu irmão — recorda, com a voz embargada. 

O residencial de 90 anos de existência é administrado pelo Rotary Clube Porto Alegre Norte. Atende a população sem custo, pelo convênio com o Executivo. 

No perfil @spaan_org, há fotos de alguns dos acolhidos e mais detalhes de como contribuir. Contatos com a Spaan podem ser feitos pelo telefone (51) 3247-7400, no WhatsApp (51) 9-9542-9199. Há ainda o site da entidade, e outra forma de auxílio é o Pix, pela chave CNPJ 92.855.600/0001-50. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias