Notícias



Em alerta

Bancos de sangue de Porto Alegre têm estoques instáveis e pedem doações

Hospital de Clínicas apresenta nível crítico para tipos sanguíneos negativos

07/08/2022 - 13h31min

Atualizada em: 07/08/2022 - 13h31min


Larissa Roso
Larissa Roso
Enviar E-mail
Rodrigo Wenzel,HCPA / Divulgação
Banco de sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre está precisando de doadores de todos os tipos negativos

Bancos de sangue apelam constantemente por doações, em especial após o início da pandemia. Na Capital, instituições dispõem, no momento, de estoques instáveis, algumas delas com necessidades específicas urgentes.  

É o caso do banco de sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde o nível é crítico para os tipos sanguíneos negativos: O-, A-, B- e AB-. O tipo O positivo está em nível de alerta. A assessoria de imprensa do HCPA frisa que todos os tipos são sempre bem-vindos. 

Na Santa Casa, a semana que passou registrou diminuição de cerca de 40% no número ideal de doadores, que é de 80 pessoas todos os dias. Por enquanto, o banco está conseguindo atender de forma adequada os oito hospitais do complexo, mas é preciso reverter essa queda para que os procedimentos não sejam comprometidos. A maior necessidade atual é de sangue O-. A administração da Santa Casa ressalta que, com a redução de voluntários, houve abalo no estoque de plaquetas, coletadas com o sangue.  

No Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, os estoques, no geral, são considerados adequados no momento, mas há necessidade de reforço de sangue O positivo e negativo. 

Segundo a diretora do Hemocentro, Kátia Brodt, o desafio é conseguir manter um fluxo regular de público para não chegar a períodos de necessidade extrema, que comprometam os serviços, como o enfrentado no final de maio. A partir de junho, com o Dia Mundial do Doador de Sangue e a intensa exposição do tema na mídia, o cenário melhorou.

— Conseguimos nos recuperar, já vivemos períodos muito piores. Mas precisamos sempre reforçar: o estoque está adequado hoje. O nosso grande desafio é manter o estoque regular — ressalta Kátia.  

No Grupo Hospitalar Conceição (GHC), não há nenhum tipo sanguíneo em situação crítica, de acordo com a atualização mais recente, feita na sexta-feira (5). Os tipos O-, A+, B+ e B- estão sinalizados com alerta no site de monitoramento. 

Como doar sangue 

Hospital de Clínicas de Porto Alegre 
Agendamento deve ser realizado neste site. Marcação para grupos e para doação de plaquetas precisa ser feita pelos telefones (51) 3359-8504 e (51) 3359-7521 ou WhatsApp (51) 99937-7892 e 99735-9867 

Santa Casa de Porto Alegre 
Agendamento deve ser realizado neste site. Informações: (51) 3214-8025

Hemocentro do Rio Grande do Sul 
Agendamento pelo telefone (51) 3336-6755 e WhatsApp (51) 98405-4260 

Grupo Hospitalar Conceição 
Informações pelo WhatsApp (51) 3357-2072 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias