Notícias



Receita do Leitor

Frango marinado na cerveja: confira a receita do Eduardo

Os ingredientes utilizados geralmente são degustados em separado, mas é a preparação conjunta que deixa a receita tão gostosa

17/08/2022 - 12h33min


Arquivo pessoal / Reprodução
Eduardo uniu o adocicado da cerveja com o salgado do frango

Que gaúchos gostam de frango e de uma cervejinha, não há dúvidas. Com isso em mente, o chef Eduardo Polese, 22 anos, de Nova Petrópolis, resolveu incorporar uma receita que leva esses dois ingredientes ao restaurante em que trabalha. 

Macio e suculento por dentro, crocante e douradinho por fora. Um sabor agridoce, resultante do adocicado da bebida com o salgado da carne. Essas características resumem o frango marinado na cerveja produzido pelo chef. 

A bebida escolhida pelo cozinheiro é do tipo Belgian Blond Ale, um grupo de cerveja de origem belga que tem como característica uma levedura frutada, proveniente de frutas amarelas. Apesar disso, o prato pode ser feito com o tipo de cerveja que mais agradar quem vai degustar a refeição.

O profissional, que cozinha desde os 13 anos, explica que a experiência culinária dessa preparação é ainda melhor quando harmonizada com acompanhamentos que tenham queijo na sua composição, como massas ou tortéis com essa base de molho. Saladas de folhas verdes, tomate cereja e batatas assadas também caem bem na hora de compor a refeição. 

 MEU SEGREDINHO
/// Para manter a suculência do prato do início ao fim, não retire a pele do frango. Caso a carne fique seca enquanto estiver no forno, utilize o líquido da marinada para regá-la e manter a textura deliciosa.

INGREDIENTES

 500g de sobrecoxas de frango desossadas e com pele
 500ml de cerveja
 50g de sal
 50g de orégano
 50g de sálvia
 50g de pimenta do reino
 50g de tomilho
 50g de páprica defumada
 50g de alecrim
 50g de alho

MODO DE PREPARO

Marinada

/// Em um recipiente, tempere as sobrecoxas com sal, orégano, pimenta do reino, tomilho, páprica defumada, alecrim e alho. Logo após, acrescente a cerveja para gerar o líquido da marinada.

Arquivo pessoal / Reprodução
Misture bem todos os ingredientes para garantir o sabor da marinada

/// Cubra a mistura com um filme plástico, leve à geladeira e deixe o preparo descansar por pelo menos seis horas.

Arquivo pessoal / Reprodução
Quanto mais tempo deixar o frango marinando, mais sabor ele irá absorver

Frango

/// Preaqueça o forno por 20 minutos a 180°C. Depois, disponha as sobrecoxas em uma assadeira com a pele virada para cima, com um pouco do líquido da marinada, e leve para assar.

Arquivo pessoal / Reprodução
Não utilize todo o líquido da marinada, reserve uma porção para regar o frango ao longo da preparação e deixá-lo suculento

/// Cerca de 30 minutos após levar ao forno, drene o líquido que estiver na fôrma para garantir que o frango doure e forme uma casquinha crocante do lado de fora.

Arquivo pessoal / Reprodução
No final, retire o líquido para que o frango doure

/// Volte para o forno e deixe assar por mais meia hora ou até atingir o ponto desejado.

Arquivo pessoal / Reprodução
A preparação vai bem com tortéi e massas a base de queijo

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 7 horas

  PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Érico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.  

Produção: Júlia Ozorio



MAIS SOBRE

Últimas Notícias