Notícias



Após nove anos

Loja de artesanato será primeiro espaço a reabrir no segundo piso após obras no Mercado Público

Reinauguração da Associação Porto Alegre Solidária deve ocorrer neste sábado; restaurantes ainda trabalham nas adequações dos pontos

10/08/2022 - 08h47min

Atualizada em: 10/08/2022 - 08h47min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS

As prateleiras da sala 88 do Mercado Público vão se enchendo e ganhando cor com santinhos de tricô, ímãs de papel machê e cuias de chimarrão decoradas. A lojinha da Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária será o primeiro comércio a reabrir após a conclusão das obras do segundo piso, iniciadas após o incêndio de 2013. A inauguração está marcada para este sábado (13), às 11h. 

A associação atendeu em um quiosque muito menor no primeiro piso durante oito anos e, em razão da substituição das escadas rolantes, precisou deixar também esse espaço — estava sem sede desde 2021. As artesãs não escondem a alegria de voltar ao ponto original e “trazer vida” à lojinha novamente. 

— Eu estou me sentindo muito orgulhosa das mulheres que resistiram, foi uma luta — diz Cybelle Goulart da Rocha, 62 anos. 

Sueli Zander Lopes, 63, chegou a duvidar que a reabertura aconteceria. Com dificuldades financeiras, a associação quase precisou entregar o ponto, mas se reergueu. Ela montou kits com os seus trabalhos e dos colegas para vender a amigos e juntar dinheiro para reformar o espaço. 

— Juntamos R$ 1.380 para as tintas, os pincéis e a massa corrida, e um amigo ajudou na pintura, tudo na parceria. Na economia solidária, um ajuda o outro — diz ela. 

A associação expõe produtos de mais de 30 artesãos, como bolsas, mantas coloridas, decoração em tricô, chaveiros e porta-chaves feitos com material reciclado, camisetas em serigrafia e várias lembrancinhas do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre ou do Mercado Público. Sueli recorda que “chorou como criança” quando viu pela TV as imagens do prédio pegando fogo, e voltou a se emocionar nesta semana.

— É uma alegria que não dá para explicar. Eu já chorei de alegria, porque choro de alegria é bom — conta. 

O incêndio de 2013 destruiu 60% do pavimento superior. As obras chegaram a ser iniciadas naquele ano, mas foram paralisadas em 2016 por falta de recursos. O novo investimento fez parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan, com investimento de até R$ 9,4 milhões.

O segundo andar do Mercado Público foi liberado em 29 de julho. Os restaurantes ainda estão se instalando nos pontos originais. Seis deles preveem reabrir em 5 de setembro.

Jonathan Heckler / Agencia RBS
Reinauguração da Associação Porto Alegre Solidária deve ocorrer neste sábado

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias