Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e os dias de festa

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

08/08/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Ainda tô pensando numa frase da internet que chamou a minha atenção semana passada. "Fracassamos quando a xícara bonita é para as visitas e o copo de requeijão é para a nossa família." Fracassar é forte, hein? Mas faz todo sentido. O pessoal de casa não poder usar as louças boas sem um motivo importante é como assumir que o dia a dia não merece ter um gostinho especial. É deixar passar muitas oportunidades de celebrar as pequenas alegrias. E, definitivamente, a vida é feita disso.

Quantas Grandes Ocasiões você teve ultimamente? Nem só de festa de aniversário, formatura e batizado a gente vive. Vai dizer que um dia bom não pode ser elevado a ótimo e terminar melhor ainda com a janta que sobrou do almoço servida em pratos que só saem do armário no Natal? Tadinhos, aposto que eles gostariam de participar mais da rotina da casa. O mesmo vale pra talheres, bandejas e toalhas de mesa que você nem lembra que tem. Impressionar as visitas é coisa de antigamente.

Leia outras colunas da Maga

Nobres

Falando no passado, a gente aprendia a guardar as melhores roupas pra datas nobres do calendário. E nem sempre por uma questão financeira. Era mais o costume de separar o ordinário do extraordinário: 5 momentos do ano? E os outros 360? Tem verdades absolutas que perdem o prazo de validade, antes mesmo perdem a razão de ser. Imagine o despropósito de sair de uma loja já usando a roupa nova? Como se o cotidiano não fosse digno de nos ver bem vestidos e aplaudir nossas conquistas.

Nada contra reaproveitar copo de requeijão e extrato de tomate, desde que os copos bonitos também ganhem lugar à mesa. Batom vermelho se usa em casa, não só em festa de casamento. Se for pra fracassar, que seja com os outros. Não com nós mesmos e com as pessoas que amamos. Nem precisa esperar as visitas chegarem pra fazer um brinde. Aquela torta fria que é a especialidade do final de semana pode surpreender numa terça qualquer. Dia de festa é quando a gente decide que sim.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias