Notícias



Pandemia

Média de casos de covid-19 recua no RS, mas número de óbitos mantém ligeira elevação

Acumulado semanal de novas hospitalizações também indica diminuição no Estado

15/08/2022 - 09h29min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

Ao longo da última semana, o Rio Grande do Sul registrou tendências diferentes envolvendo a média de novos casos e de óbitos provocados pelo coronavírus.

O acumulado de contaminações apresentou um padrão de recuo, mas a notificação de mortes oscilou entre a estabilidade e uma leve tendência de alta. Como costuma haver um intervalo de algumas semanas entre as infecções e os eventuais óbitos, a mortalidade nem sempre acompanha o nível de contaminação em um mesmo período.

É possível, portanto, que a atual redução no patamar de novos casos, nas próximas semanas, também resulte em uma menor notificação de vítimas. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os gaúchos registraram uma média semanal de 14,1 mortes diárias de covid-19 até este domingo (14), cifra 11% acima daquela verificada duas semanas antes.

Esse índice sugere um cenário de estabilidade por ficar abaixo do patamar epidemiológico de 15% de variação em um intervalo de 14 dias. Porém, esse indicador apresentou algum grau de elevação ao longo de toda a semana, e chegou a 32% e a 23% na sexta-feira (12) e no sábado (13), respectivamente.

Também é importante destacar que esses dados são divulgados por data de notificação, não de ocorrência do óbito, e podem incluir mortes ocorridas em um período diferente em razão de um eventual represamento no processo de registro.

Em relação às novas contaminações, o cenário é de recuo. Neste domingo, a média semanal ficou em 2.104 novos casos diários de covid, com uma queda de 33% na comparação com o acumulado de duas semanas antes. Nos dias anteriores, essa tendência se manteve, com diminuição de 26% na sexta e de 27% no sábado, por exemplo.

Quando se observa o patamar de novas internações em leitos clínicos ou de terapia intensiva (UTI) – um importante indicador dos rumos da pandemia – a situação também é de declínio. Conforme o Boletim Regional Covid-19 mais recente, com dados até o sábado (13), o acumulado de novos pacientes com quaisquer níveis de gravidade ficou em 280 hospitalizações ao longo dos sete dias anteriores.

Comparado a duas semanas antes, esse número representa uma diminuição de 30%. Neste domingo, segundo o boletim diário da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul registrou três novos óbitos, somando 40.655 vítimas desde o começo da pandemia, e 754 novas infecções, em um total de 2.679.916 contaminados. Deste universo, 98% já se recuperaram, 1% estão em acompanhamento, e o restante corresponde aos óbitos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias