Porto Alegre aguarda novo lote de vacinas contra covid para ampliar faixa etária da quarta dose - Notícias

Versão mobile

 
 

Imunização01/08/2022 | 13h04Atualizada em 01/08/2022 | 13h04

Porto Alegre aguarda novo lote de vacinas contra covid para ampliar faixa etária da quarta dose

Atualmente, pessoas com 40 anos ou mais estão aptas a receber o reforço na Capital

Porto Alegre aguarda novo lote de vacinas contra covid para ampliar faixa etária da quarta dose Jefferson Botega / Agencia RBS/Agencia RBS
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS / Agencia RBS

No dia 5 de julho, foi anunciado que pessoas com 40 anos ou mais estavam aptas a receber a quarta dose da vacina contra covid-19 em Porto Alegre, mas, desde então, não houve mudança de faixa etária para o reforço. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o mais recente lote de imunizantes foi recebido pela Capital na primeira quinzena de junho.

Segundo a pasta, até esta sexta-feira (29), não havia previsão de chegada de mais vacinas para contemplar a quarta dose na cidade. Mesmo assim, a imunização continua para esta faixa de idade.

A recomendação é para que os porto-alegrenses se informem diariamente sobre a disponibilidade, porque depende da quantidade de imunizantes em estoque. Atualmente, segundo a SMS, são cerca de 30 mil doses estocadas na cidade.

Leia mais
Pfizer submete à Anvisa pedido de autorização da vacina para crianças de 6 meses a 4 anos
Rio Grande do Sul tem cerca de 266 mil doses de vacina AstraZeneca prestes a vencer
Estudo estima que dose de reforço evitou a morte de 4,7 mil pessoas em um ano no RS

O objetivo é vacinar todas as pessoas possíveis, mas a prefeitura está tomando medidas preventivas para evitar — enquanto não chegam novas doses — que falte imunizantes para a população que ainda procura os postos de saúde para tomar, por exemplo, a segunda ou a terceira dose. A SMS destaca que é necessário ter a garantia por meio do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Se antes era possível utilizar doses remanescentes, agora a pasta informa que é necessário cobrir a previsão de vacinação para as outras três doses — além da quarta — com o estoque atual. Por isso, segue sendo feita uma análise constante dos estoques para que seja possível ampliar a faixa etária com segurança e sem risco de faltarem vacinas.

A SMS informa ainda que, das 655,6 mil pessoas acima de 40 anos que foram imunizadas pela primeira vez, 282 mil tomaram também a segunda, terceira e quarta doses na Capital.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros