Notícias



Monkeypox

Porto Alegre confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos; Estado diz avaliar a situação

Capital teve resultado positivo de exames feitos em cinco pacientes sem histórico de viagens

12/08/2022 - 22h45min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre comunicou, nesta sexta-feira (12), a transmissão comunitária da varíola dos macacos (monkeypox) na Capital. De acordo com a pasta, a comprovação ocorreu após resultado positivo de exames feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) em cinco pacientes sem histórico de viagens. No entanto, a  Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não se posicionou oficialmente e diz "avaliar" a situação.

Desse modo, esses são os primeiros casos de transmissão comunitária da doença reportados por autoridades sanitária no Rio Grande do Sul. A transmissão é considerada comunitária quando não é possível rastrear a origem da infecção. Isso significa que o vírus circula entre as pessoas, independentemente de terem ou não viajado para locais nos quais há a comprovação de transmissão da doença.

A secretaria municipal informou que Porto Alegre tem hoje 10 casos confirmados da doença (cinco com histórico de viagens e cinco sem), 20 em investigação e outros 21 suspeitos foram descartados. De todos os pacientes apenas um precisou de hospitalização, mas ele já se recuperou da doença.  

Leia mais
Governo do RS emite alerta epidemiológico sobre a varíola dos macacos; saiba como se prevenir
Brasil registra a primeira morte por varíola dos macacos 

Até esta sexta-feira (12), o Estado possui 34 casos confirmados e 133 sob investigação. No Brasil, são 2.584 registros confirmados e uma morte no Estado de Minas Gerais até o momento.

 

Ouça o podcast "Descomplica, Kelly" sobre a varíola dos macacos

O infectologista André Luiz Machado, do Grupo Hospitalar Conceição, participa do episódio.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias