Notícias



Frio intenso

Quinta-feira será de chuva em parte do RS; há possibilidade de neve na serra gaúcha

Em São José dos Ausentes, a mínima prevista é de -1°C

18/08/2022 - 08h49min

Atualizada em: 18/08/2022 - 08h50min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
O amanhecer de quarta-feira (17) em Porto Alegre foi marcado por frio e céu nublado

Na tarde desta quarta-feira (17), a Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo, para a noite de quarta e a manhã de quinta-feira (18), sobre o risco de temporais isolados. De acordo com o comunicado, as rajadas de vento podem ser de até 60 km/h. Quanto ao Estado, o destaque para esta quinta-feira (18) será o frio em todo o território gaúcho.

Além disso, em Bagé, na Campanha, em Santa Maria, na Região Central, e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, há chance de chuviscos pela manhã. Mas, à tarde, o tempo começa a ficar firme nessas regiões, em razão de uma massa de ar frio que está na Argentina e interfere no clima do Rio Grande do Sul. A mínima do dia está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, com -1°C. A máxima, 20°C, ocorre em Vicente Dutra, no Norte. Na Capital os termômetros variam entre 9°C e 15°C.

As temperaturas declinam em todo Estado, podendo ocorrer precipitação invernal, ou de inverno, na serra gaúcha.  A precipitação invernal é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. De acordo com a Climatempo, neve, chuva congelada ou a  congelante são variações que podem ser registradas.   

Segundo a Climatempo, a possibilidade de neve ou de chuva invernal no Rio Grande do Sul é maior durante o período entre quinta e sexta-feira (19) em: Gramado, Canela, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bento Gonçalves, Cambará do Sul e Bom Jesus. Já em Santa Catarina, pode ocorrer em São Joaquim e Urupema. 

Fonte Climatempo / Climatempo
Veja as cidades onde pode nevar

Entenda a diferença entre neve, chuva congelada e geada

A meteorologista da Climatempo Carine Malagolini Gama, explica as diferenças entre neve, chuva congelada e geada. Para que estes fenômenos aconteçam é preciso que haja umidade e baixa temperatura, desde a nuvem até a descida ao solo, para que ocorra a neve em forma de "floquinhos".   

Fonte: Climatempo
Formação da neve e da chuva congelada

—  Com a chuva congelada o processo é semelhante, é necessário umidade e baixa temperatura, da nuvem até o solo, a temperatura é acima de 0°C. Quando não há mais umidade, o ar fica frio e seco, provocando geada.   

Na sexta-feira (19), a massa de ar frio de origem polar avança pelo RS e derruba ainda mais as temperaturas no Rio Grande do Sul. O amanhecer deve ser gelado em todo território gaúcho, com a chance de precipitação invernal na Serra e formação de geada em diversas áreas do Estado, inclusive na Capital, onde a mínima será de apenas 4°C e máxima de 14°C. 

 Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quinta-feira (18):

Região Metropolitana: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de sol. Em Esteio, os termômetros variam de 9°C a 15°C.
Serra: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva e à noite com risco de neve. Em Vacaria, os termômetros variam de 3°C a 14°C.
Litoral Norte: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Torres, os termômetros variam de 10°C a 14°C.
Litoral Sul: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de sol. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 10°C e 22°C.
Região Norte: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de sol. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 5°C a 14°C.
Região Noroeste: a quinta-feira será de sol entre muitas nuvens, intercalando com períodos de céu nublado. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 8°C a 12°C.
Região Sul: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de sol. Em Canguçu, os termômetros variam de 3°C a 10°C.
Região Central: a quinta-feira será de sol entre muitas nuvens, intercalando com períodos de céu nublado. Em Santa Maria, os termômetros variam de 6°C a 14°C.
Campanha: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de sol. Em Candiota, os termômetros variam de 5°C a 11°C.
Fronteira Oeste: a quinta-feira será de sol entre muitas nuvens, intercalando com períodos de céu nublado. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 6°C a 13°C. 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira (18):

Porto Alegre: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 9°C e máxima de 15°C.
Pelotas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 4°C e máxima de 14°C.
Caxias do Sul: queda de neve em pontos isolados. Mínima de 5°C e máxima de 15°C.
Santa Maria: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 6°C e máxima de 14°C.
Santa Rosa: chuva intercalada com muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 17°C.
Erechim: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 4°C e máxima de 13°C.
Uruguaiana: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 6°C e máxima de 13°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 14°C.
Rio Grande: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 10°C e máxima de 22°C.
Mostardas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 9°C e máxima de 15°C.
Passo Fundo: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 5°C e máxima de 14°C.
Bagé: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 5°C e máxima de 11°C.
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 15°C.
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 14°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 23°C.
São Borja: chance de garoa intercalada com  muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 7°C e máxima de 16°C.
Santa Cruz do Sul: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 6°C e máxima de 14°C.
Lajeado: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.


                                        



MAIS SOBRE

Últimas Notícias