Notícias



Tempo instável

RS tem chance de temporal nesta quinta-feira; rajadas de vento podem chegar a 80 km/h

 Na Capital, as temperaturas ficam entre 14°C e 21°C

04/08/2022 - 08h27min

Atualizada em: 04/08/2022 - 08h28min


GZH
GZH
Anselmo Cunha / Agencia RBS

 A chuva se espalha por todo território gaúcho nesta quinta-feira (4). Há risco de temporais e fortes rajadas de vento – entre 60 e 80 km/h.  Também há previsão de grandes volumes de chuva,  em especial  no centro-sul e leste do Estado. Os maiores acumulados, 40mm, estão previstos para  municípios como Turuçu, no Sul, e Pinheiro Machado, na Campanha, entre outras cidades (confira abaixo). O volume representa 30% do esperado para o mês nessas localidades.

Em razão da frente fria, as temperaturas não terão grandes elevações na maior parte do Estado. A mínima do dia, 6°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. Já a máxima, 27°C, será em  Salvador do Sul, no Vale do Taquari. Na Capital, chove a qualquer hora do dia. As temperaturas ficam entre 14°C e 21°C. 

Segundo a Climatempo, essa condição climática ocorre em razão da permanência de uma frente fria, a presença de um corredor de umidade vindo da Amazônia e a existência de cavados nos níveis baixos e médios da atmosfera.  Cavados atmosféricos são regiões de baixa pressão que ainda não estão fechados. 

Confira os maiores acumulados previstos para esta quinta-feira (4): 

Turuçu, no Sul -  40 mm
Tavares, no Sul - 40 mm
São Lourenço do Sul, no Sul -  40 mm
São José do Norte, no Sul - 40 mm
Santana da Boa Vista, no Sul - 40 mm
Santa Vitória do Palmar, no Sul - 40 mm
Rio Grande, no Sul - 40 mm
Piratini, no Sul -  40 mm
Pinheiro Machado, na Campanha -  40 mm

A partir de sexta-feira (5), a instabilidade começa a perder força e o tempo fica firme em algumas áreas. Mas, pode chuviscar pela manhã na Serra, em  Tramandaí, em Porto Alegre e em Passo Fundo. Uma massa de ar frio avança pelo Estado, causando declínio nas temperaturas. De acordo com a Climatempo, haverá nevoeiro no início do dia em diversas regiões.

 No sábado (6), a massa de ar frio fica posicionada no mar. A tendência é que haja formação de nuvens em Tramandaí, Porto Alegre e Santa Maria, mas não chove nessas áreas. No entanto, ainda pode chover entre a Serra e o oeste gaúcho. 

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quinta-feira (4):

Região Metropolitana:  a quinta-feira será de tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Esteio, os termômetros variam de 14°C a 21°C.     

Serra: a quinta-feira será marcada por tempo instável, com sol entre nuvens, durante o dia, períodos de céu nublado e chuva a qualquer hora. Em Vacaria, os termômetros variam de 14°C a 22°C.     

Litoral Norte: a quinta-feira será marcada por instabilidade, com chuva ao decorrer do dia. Em Torres, os termômetros variam de 15°C a 24°C.

Litoral Sul: a quinta-feira será marcada por tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 12°C e 16°C.     

Região Norte: a quinta-feira será marcada por tempo instável, com sol entre nuvens, durante o dia, períodos de céu nublado e chuva a qualquer hora. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 13°C a 20°C.     

Região Noroeste: a quinta-feira, será de sol entre nuvens, com pancadas de chuva de manhã e muitas nebulosidade à tarde. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 14°C a 17°C.     

Região Sul: a quinta-feira será marcada por tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 8°C a 13°C.      

Região Central: a quinta-feira, será de tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 13°C a 20°C.     

Campanha: a quinta-feira será de tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 10°C a 14°C.    

Fronteira Oeste: a quinta-feira, será de sol entre nuvens, com pancadas de chuva de manhã e muitas nebulosidade à tarde. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 12°C a 18°C. 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira (4):

 Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 17°C.
Caxias do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C. e máxima de 20°C.  
Santa Rosa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 21°C.
Erechim: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 18°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 16°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C.
Passo Fundo: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 20°C.
Bagé: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 10°C e máxima de 15°C.  Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 25°C.
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
São Borja: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
Santa Cruz do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.
Lajeado: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 22°C. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias