Pergunte ao DG
Saiba identificar um recenseador do IBGE
Em seção especial, Diário Gaúcho responde dúvidas de leitores
Neste mês, começou a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo do Censo é levantar informações sobre diferentes aspectos da vida dos brasileiros para, então, entender as condições da população e servir para traçar políticas públicas específicas no futuro.
Para isso, recenseadores – entrevistadores que coletam as informações da pesquisa – vão às casas das pessoas e aplicam questionários.
Preocupada com a segurança ao ser abordada por um recenseador, a leitora Eliete Costa, de Porto Alegre, pergunta ao DG:
– Como identificar um entrevistador do IBGE e evitar possíveis golpes?
Sônia Zanotto, que compõe a coordenação de divulgação do Censo no Estado, explica quais são as formas de identificar os entrevistadores. Confira:
“O recenseador deve se apresentar uniformizado com colete do IBGE, crachá de identificação com nome, RG, matrícula e QR Code (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera). Além disso, deverá utilizar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). O uso do boné é facultativo.
É possível verificar a identidade do recenseador através do site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br/entrevistador), ou pela Central de Atendimento ao Censo, por meio do telefone 0800-721-8181. Para facilitar, o IBGE ainda colocou um acesso rápido na página de entrada do site (ibge.gov.br/pt/inicio), onde é possível fazer a verificação.
Para realizar a confirmação da identidade, o cidadão deve fornecer o número de matrícula, RG ou CPF do recenseador. Também é possível apontar a câmera do celular para o QR Code do crachá do entrevistador. O código levará ao Respondendo ao IBGE, que terá os dados e a foto do recenseador.”
Saiba utilizar o QR Code
/// Para realizar a leitura de um QR Code, basta abrir a câmera do celular e apontá-la para o código.
/// O aparelho traduzirá o código e, em poucos segundos, mostrará um link.
/// Para acessá-lo, toque no texto que aparecer na tela.
Celulares sem QR Code
/// Alguns modelos de celular não realizam a leitura do código. Nesse caso, é possível baixar aplicativos que fazem essa tarefa, como o Google Lens, disponível gratuitamente para Android.
/// Depois de baixá-lo, abra o aplicativo e procure a opção de pesquisa.
/// Com o modo de pesquisa selecionado, aponte a câmera para o QR Code para realizar a leitura do código.
/// Toque no link que aparecer na tela para ser direcionado ao site.
Participe!
/// Podemos ajudar em alguma dúvida que você tenha? Então, mande sua pergunta pelo WhatsApp (51) 99759-5693 e esclareça-as aqui.
Produção: Júlia Ozorio