Notícias



Com vento

Virada no tempo chega mais cedo e traz chuva para Porto Alegre e Região Metropolitana; veja a previsão para esta quarta-feira

De acordo com a Climatempo, na Capital, mudança climática ainda demoraria algumas horas para ocorrer, mas foi antecipada pela atuação de uma área de instabilidade

03/08/2022 - 09h07min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A terça-feira (2) foi de tempo nublado em Porto Alegre

Prevista para a noite de quarta-feira (3), a chuva chegou a Porto Alegre e Região Metropolitana 24 horas antes, ainda nesta terça-feira (2). De acordo com a Climatempo, isso ocorreu devido à atuação de uma área de instabilidade que se espalhou sobre o Centro-Sul nas últimas horas e que avança para o leste do Estado. Por isso, chove com intensidade de fraca a moderada durante a noite e parte da madrugada na Capital.

— De fato não era esperada (a chuva). Estas nuvens carregadas passam sobre Porto Alegre até o fim da noite e vão para o mar. Há condições para chuva moderada e raios, com possíveis rajadas de até 60 km/h. A madrugada terá nebulosidade diminuindo — explica Josélia Pergorim, meteorologista da Climatempo.

Ainda conforme a Climatempo, a quarta-feira terá períodos de sol com nuvens e previsão de mais chuva para a Capital à noite. 

A chuva, que deve se intensificar na quinta-feira (4), está associada  com os fluxos de umidade, a baixa pressão e a aproximação de uma frente fria, de acordo com meteorologistas da Climatempo. Além disso, há a presença de um cavado meteorológico em superfície, que é uma região de baixa pressão que ainda não está fechada.

A mínima do dia, 7ºC, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. A máxima, 31°C, ocorre em  Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, os termômetros variam entre 13°C e 25°C.

Confira  os maiores acumulados previstos para esta quarta-feira: 

Turuçu, no Sul - 32mm
Tavares, no Sul - 32mm
São José do Norte - no Sul 32mm
Santana da Boa Vista, no Sul - 32mm
Rio Grande, no Sul - 32mm
Piratini no Sul - 32mm
Pinheiro Machado, na Campanha - 32mm
Pedro Osório, no Sul - 32mm 

Na quinta-feira (4), a instabilidade se espalha para mais regiões do território gaúcho. Há o desenvolvimento de um ciclone extratropical que, no final do dia, dá origem a uma frente fria. A previsão é de que haja chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas entre Tramandaí, Porto Alegre, Santa Maria e Rio Grande. A mínima do dia, 6°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. Já a máxima, 27°C, ocorre em Salvador do Sul, no Vale do Taquari. Na Capital, os termômetros variam entre 14°C e 21°C. 

Na sexta-feira (5), apesar do tempo ficar estável no Rio Grande do Sul, haverá variação de nuvens no céu, na faixa sul e leste do Estado, devido ao resquício da frente fria e do ciclone extratropical. 

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quarta-feira (3): 

Região Metropolitana:  Sol aparece entre muitas nuvens, com possibilidade de chuvas à noite. Em Esteio, os termômetros variam de 13°C a 25°C.    

Serra: a quarta-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Vacaria, os termômetros variam de 11°C a 24°C.    

Litoral Norte: a quarta-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 15°C a 26°C.     

Litoral Sul: a quarta-feira será marcada por tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 14°C e 18°C.    

Região Norte: a quarta-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 13°C a 24°C.    

Região Noroeste: na quarta-feira, o tempo fica firme em parte do dia, com sol e períodos de céu nublado. À noite, podem ocorrer pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 16°C a 23°C.    

Região Sul: a quarta-feira será marcada por tempo instável, com chuva  e risco de temporal ao decorrer do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 10°C a 15°C.     

Região Central: na quarta-feira, o tempo fica firme em parte do dia, com sol e períodos de céu nublado. Principalmente à noite, podem ocorrer pancadas de chuva. Em Santa Maria, os termômetros variam de 13°C a 24°C.    

Campanha: a quarta-feira será de tempo instável, com chuva ao decorrer do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 12°C a 16°C.   

Fronteira Oeste: na quarta-feira, o tempo fica firme em parte do dia, com sol entre nuvens. A partir da tarde, podem ocorrer pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 17°C a 22°C. 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira (3):

Porto Alegre: chuva durante a madrugada e à noite, com períodos de sol com nuvens. Os termômetros variam entre 13°C e 25°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 19°C.
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.
Santa Maria: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
Santa Rosa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 27°C.
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 22°C.
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 20°C.
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C.
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 27°C.
Xangri-lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 28°C.
São Borja: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 27°C.
Santa Cruz do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 24°C.
Lajeado: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 26°C.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias