Notícias



Para colecionadores

POA Meme Cup Qatar 2022: conheça o álbum de figurinhas de Porto Alegre que viralizou nas redes sociais

Personagens, lugares, situações, coisas e sobretudo memes estão retratados na publicação

25/09/2022 - 12h26min

Atualizada em: 25/09/2022 - 12h28min


André Malinoski
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Divulgação
Professor de matemática e física, Marcos Müller teve a ideia de fazer um álbum que retratasse memes populares de Porto Alegre

Porto Alegre ganhou um álbum de figurinhas inspirado na Copa do Mundo deste ano. O POA Meme Cup Qatar 2022 tem despertado curiosidade nas redes sociais, especialmente no perfil do Instagram em que tem sido divulgado. Entre os destaques estão o Cara da Sunga, o Gaiteiro do Brique, o Surfista do Dilúvio, a ave quero-quero, uma lata de Fruki, um pacote de Pastelina, um cacetinho de padaria, entre outros personagens locais ou memes. A ideia partiu do professor de matemática e física Marcos Müller, 23 anos.

— Trabalho em uma escola e todo início das aulas é interrompido para a troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo. Só que muita gente não curte futebol ou não compra o álbum porque o valor é alto. Então comecei a olhar na internet e vi que Porto Alegre tem muito meme bacana de fazer — relata o docente sobre como surgiu a ideia que tem sido divulgada em seu perfil do Instagram — o chickentv.

O que começou como uma brincadeira restrita a um grupo de amigos nas redes sociais acabou viralizando e caiu no agrado das pessoas. Dessa maneira, muita gente tem procurado o professor nos últimos dias, interessada em adquirir o álbum de 14 páginas e 52 figurinhas. Também há pequenas informações técnicas ao lado das imagens, como peso e altura dos retratados, por exemplo.

— Tentei focar nos principais memes e procurei não esquecer nenhum, mas alguns tive que deixar de fora porque a qualidade do vídeo não favorecia, como aquele cara escorregando e gritando “Que delícia de dia”, no Centro — explica.

Alguns dos memes mais conhecidos do público estão presentes nas páginas do álbum, como o choque que o então apresentador do Jornal do Almoço Lasier Martins levou na Festa da Uva de 1996. A queda do tablet das mãos de Cristina Ranzolin, durante o mesmo programa da RBS TV, em 2019, é outra figurinha selecionada. O repórter Marco Matos, que comenta sobre a previsão do tempo, aparece como “Marco Frio Matos”. E o ex-jogador e comentarista Batista, que desmaiou devido ao calor durante uma transmissão ao vivo do Gauchão de 2010, também ilustra a publicação.

O autor da ideia gravou um vídeo de divulgação na semana passada em seu perfil no Instagram. Em seguida, entregou os 10 primeiros álbuns para amigos e personagens como o Gaiteiro do Brique e o Cara da Sunga. Por meio da divulgação da novidade também nas redes de quem adquiria o álbum, o assunto cresceu em interesse.

— Agora tem gente que nem faço ideia de quem seja me pedindo o álbum — revela, salientando que buscaria 125 exemplares em uma gráfica ainda nesta sexta-feira (23).

O álbum está sendo vendido a R$ 15 para os interessados, enquanto um pacote com quatro figurinhas sai por R$ 2,50 (metade do valor cobrado por pacote do álbum oficial da Panini da Copa do Mundo). O projeto não tem fins lucrativos, como está sinalizado na última página da própria publicação:

— Até agora, tenho 125 álbuns solicitados, sendo que alguns pediram mais de um exemplar.

Questionado quem seria o Neymar do POA Meme Cup, aquela figurinha mais difícil de ser obtida, Müller responde que, na verdade, não há. Todas possuem a mesma proporção.

— Fiz uma figurinha dourada no álbum de brincadeira. Na internet tinha uma foto do Lula (candidato à Presidência) com a camisa do Brasil tocando uma vuvuzela. Chamei ele de Luluzela do Hexa e coloquei como uma figurinha dourada porque acho que ninguém mais vai vê-lo com uma camisa do Brasil. Mas é a mesma dificuldade para conseguir essa como as demais — esclarece.

A ex-presidente Dilma Rousseff é retratada pedalando na orla do Guaíba, enquanto o prefeito Sebastião Melo aparece intitulado como “Meloagro”, manuseando um equipamento para cortar grama.

O Cara da Sunga já está com seu álbum. E compartilha o seu sentimento por virar figurinha autocolante:

— É uma sensação como se fosse uma homenagem. A gente se sente reconhecido — diz o artista e profissional de TI do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Arquivo Pessoal / Divulgação
Cara da Sunga mostra o álbum e sua própria figurinha

Segundo avalia, “é uma homenagem que vai ficar para sempre”.

— Achei legal a ideia dele (Marcos Müller) porque os memes contam a história e constroem a identidade de uma determinada localidade. É um grande orgulho estar ali — reconhece.

Quem completar o álbum vai ganhar um brinde de Müller, que ainda está decidindo o presente.

— Será algo bem simbólico de Porto Alegre. Quem sabe um xis ou coisa assim — diverte-se.

Neste sábado (24), a partir das 13h, o autor da ideia estará entregando presencialmente os álbuns aos compradores no entorno do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção). No domingo (25), ele ficará no mesmo lugar, a partir das 9h. Para quem quiser encomendar o álbum, basta mandar mensagem para o seu perfil do Instagram (chickentv).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias