Notícias



Piquetchê do DG

Documentário destaca músicos das invernadas

Com sete episódios disponíveis no YouTube, websérie apresenta histórias dos principais grupos musicais de festivais de dança

21/11/2022 - 16h09min

Atualizada em: 21/11/2022 - 16h41min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Alvoroço Filmes / Divulgação
No primeiro episódio, Leandro Berlesi e Buena Parceria apresentam a música Outra Estação

Histórias e músicas dos principais grupos do Movimento Musical das Invernadas podem ser conferidas em detalhes no documentário Regionália, O Pulsar dos Tablados. O projeto, dividido em sete episódios, foi produzido pelo músico e compositor Leandro Berlesi e está disponível gratuitamente no YouTube. 

LEIA MAIS
Após dois anos, Enart volta a receber prendas e peões
CTGs de Guaíba que foram destruídos por temporal fazem campanha para reconstrução
CTG no Morro da Cruz vai produzir gás de cozinha a partir de lixo orgânico 

O trabalho conta com depoimentos de artistas do meio, historiadores, coreógrafos, além de músicos consagrados como Cesar Oliveira, Miguel Castilhos e Pirisca Grecco. 

– O Movimento Musical da Invernadas lida com multidões e envolve paixões entre CTGs e diversas agremiações há mais de 40 anos. Nós, músicos, produzimos mais de 600 músicas inéditas todos os anos só para as invernadas, que são diferentes do padrão normal. Geralmente, contam uma história e, junto delas, sempre vem uma dança, uma coreografia, um figurino, com interpretações. Mas, no documentário, só trabalhamos a música – explica Berlesi, que integra as invernadas há 24 anos. 

Segundo Berlesi, o nome Regionália não é uma coincidência ser parecido com Tropicália – movimento cultural que influenciou a música brasileira a partir da década de 1960 –, pois tem objetivos em comum, adaptados à realidade da cultura tradicionalista. O documentário também apresenta as carreiras destes músicos.

– Em depoimentos, eles contam o que já conquistaram com esse movimento. Vemos que só um dos músicos já viajou para 54 festivais internacionais. É uma música que estamos levando mundo afora, mas que nosso vizinho ainda não conhece. Reuni seis dos principais grupos musicais desse movimento e, com eles, gravamos 40 videoclipes – detalha Berlesi. 

Em seis episódios, a história do movimento é contada com a participação de todos os grupos convidados. Cada episódio leva como título o nome de uma música que será detalhada na produção. O sétimo episódio é somente de videoclipes, com 40 músicas dos grupos. Todas elas estarão no Spotify até o final do ano.

– Assistindo o trabalho, percebi que criamos um documento histórico para, daqui uns anos, décadas, as pessoas saberem como esse movimento surgiu – diz o produtor. 

O projeto foi produzido em cerca de seis meses e foi lançado oficialmente na semana passada. O documentário teve financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria da Cultura do RS, com patrocínio do  Max Center, direção geral de Evandro Berlesi e realização Alvoroço Filmes. 

– Regionália abre uma grande discussão. Algo a ser tratado pelo movimento musical internamente, ao mesmo tempo que mostra e eterniza vozes, melodias, histórias e pessoas que construíram festivais, grandes rodeios e os últimos 40 anos da música no meio tradicionalista – comenta Rogério Bastos, da comunicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). 

Para assistir ao documentário, clique www.youtube.com/@leandroberlesi.

Artistas que participam do documentário
/// Leandro Berlesi e Buena Parceria
/// Musical do Rancho
/// Camerata Grupo Musical
/// SantaFé
/// Jorge Marino e Os Provincianos
/// Musical do Aldeia
/// Pioneiros do movimento: César Oliveira, Miguel Castilhos e Pirisca Grecco

Leia outras colunas 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias