Notícias



Vale do Sinos

Estudantes criam game que simula a vida de um gato de rua para falar sobre abandono de animais

'Onde Está Mel?' tem como parceira a iniciativa Gatos da Corte, que resgata pets em Novo Hamburgo, e foi finalista de prêmio nacional

04/11/2022 - 14h13min

Atualizada em: 04/11/2022 - 14h14min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Tiago Boff / Agencia RBS

Denunciar, discutir e dar visibilidade ao abandono de animais. A lista de propósitos integra um jogo criado por estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, no Vale do SinosOnde Está Mel? simula as situações enfrentadas por uma gata que foi dada de presente, ainda filhote, à filha de um casal. Quando cresce, a família perde o interesse no bichinho e ela acaba nas ruas, dentro de um saco preto, como se fosse um objeto descartável.

— A ideia é impactar, mostrar o que acontece com o bichinho da porta pra fora. Eu conheci gente que jogou e ficou triste. Mas tenho certeza que nunca vão abandonar um animal — afirma Francisco Sampaio, 24 anos, programador do game

O processo de desenvolvimento da plataforma ocorreu dentro do campus, no curso de Jogos Digitais. O jogador controla o pet em todas as situações, desde a convivência na casa onde estava acolhido, passando por dificuldades em busca de um abrigo, em busca de comida ou fugindo da carrocinha. 

Cenário 3D, gráficos e os movimentos de câmera, de fato, impactam, como previu a turma: a gata se espreguiça, dorme enrolada e tem os hábitos muito parecidos com os dos felinos de carne e osso. 

— Na rua, ela tem dois filhotinhos, o que mostra ainda mais para quem adota a responsabilidade de não abandonar — complementa o programador. 

O trabalho dos alunos chamou tamanha atenção que foi indicado ao SBGames 2022, evento nacional que premia as melhores iniciativas de entretenimento digital. Onde Está Mel? chegou à final da competição. 

Provocação de um professor 

Desenvolver projetos que contribuam com a comunidade é uma das premissas do currículo, garante o professor Eduardo Müller, coordenador do curso. 

— Acho importante mostrar o quanto nosso trabalho, como desenvolvedores de jogos criativos e contadores de história, consiga trabalhar com um projeto que possa ajudar outras pessoas, e por que não, os animais — explica. 

O jogo contou ainda com arte gráfica de Wellington Moreira e desenvolvimento de Grégori Petry. 

O professor Ed, como é conhecido na faculdade, é “gateiro” e por isso provocou os estudantes a fazerem algo que ajudasse os pets. Lembrou do Gatos da Corte, um projeto que visa dar um destino aos bichinhos abandonados em Novo Hamburgo. Enquanto o game auxilia na conscientização dos futuros tutores, a divulgação do projeto ajuda a conseguir doações para a organização sem fins lucrativos. 

— Infelizmente é bem comum o abandono. Essa semana mesmo, um gatinho adotado com a gente foi devolvido — conta a designer Natália Barcelos, 31 anos, uma das voluntárias à frente do Gatos da Corte. 

Como ajudar

O Gatos da Corte aceita doações de ração, areia, medicamentos ou qualquer valor em dinheiro, para bancar os custos dos novos acolhimentos. O contato pode ser feito pelo perfil no Instagram Gatos da Corte. 

Como jogar

O jogo Onde Está Mel? segue em atualização pelos desenvolvedores — foi criado em tempo considerado recorde para a complexidade envolvida: quatro meses. A versão atual tem download gratuito neste link. 

Ouça a entrevista dos criadores do jogo e da voluntária no projeto Gatos da Corte ao programa Gaúcha Hoje dessa sexta-feira (4):   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias