Notícias



Bicharada

É correto pegar um felino pela pele?

Médica veterinária especialista no tema de manejo catfriend (amigável para os gatos) explica que a prática pode ser estressante para o animal

09/12/2022 - 14h02min

Atualizada em: 09/12/2022 - 14h02min


Nelson Almeida / AFP
Assessor (E) da CBF foi criticado

Comentários e dúvidas sobre qual a forma correta de manusear um gato movimentaram a internet nos últimos dias. Isso porque, durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, na Copa do Mundo, no Catar, o jogador de futebol Vinícius Júnior e um assessor da CBF foram surpreendidos por um gato deitado na mesa de entrevistas. O assessor pegou o animal pela pele e atirou ao chão. Muitos internautas consideraram o ato agressivo e questionaram se é correto pegar um felino dessa forma. 

A médica veterinária Adriane Strack, especialista no tema de manejo catfriend (amigável para os gatos), explica que a prática pode ser estressante para o animal:

– Devemos ter cuidado ao fazer o manejo de animais para não estressá-lo. Segurar o gato pelo cangote é uma prática não recomendada pelos médicos veterinários, porque pode causar dor no felino, principalmente por se tratar de uma região com bastante terminações nervosas. O animal fica suspenso no ar pelo próprio peso, então acaba ficando inseguro, com medo e dor. Além disso, existem outras formas de pegar um felino quando necessário. Quando ele for calmo, pode ser pelo tórax e segurando as patinhas. Quando estiver agitado, pode-se fazer o uso de toalhas para evitar arranhões – resume.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias