Bicharada
Iniciativa da Capital faz cartinhas de Natal para gatinhos sem lar
Ação tem o propósito de arrecadar o que os animais acolhidos pelo projeto precisam
“A humana que nos acolhe temporariamente disse que um velhinho barbudo presenteia mini humanos todos os anos. Será que os felinos também serão lembrados?”. Esse é um trecho da cartinha do gato Picles para o Papai Noel. A correspondência faz parte da campanha de Natal do projeto Gatoteca, que resgata, reabilita, acolhe e doa gatos em situação de rua de Porto Alegre e região.
Inspirada nas tradicionais cartinhas para o Bom Velhinho, a ação tem o propósito de arrecadar o que cada um dos 23 gatinhos acolhidos pela iniciativa precisa. Os pedidos são desde sachês de comida até areia sanitária.
Mamães e Papais Noéis podem participar da campanha até o próximo dia 13, concorrendo a um panetone. O sorteio será no dia 14 e poderá ser acompanhado pelo Instagram da iniciativa (@gatotecapoa).
Criatividade
A Gatoteca surgiu em outubro de 2021 e já ajudou mais de 70 gatos. Destes, 51 foram adotados e 23 estão sendo acolhidos até hoje. Seja a partir de campanhas, rifas, bazares ou por meio das redes sociais, a iniciativa busca diferentes formas de se manter financeiramente e de sensibilizar a população a respeito do abandono animal.
– O negócio é ficar inventando – resume a bióloga Márcia Cristina Pinheiro, 37 anos, que está à frente da campanha de Natal do projeto e da ação “Bolão dos Mimis”, que publica no Instagram os palpites dos gatinhos para os jogos da Copa do Mundo, visando engajar o público e trazer mais visibilidade aos animais que estão para adoção.
O projeto realiza resgates de gatos de rua a partir de pedidos e conforme a disponibilidade financeira e dos lares temporários parceiros. Também faz um check-up completo e a castração do animal acolhido, exceto filhotes, antes de divulgá-lo para adoção no Instagram.
Lares
A Gatoteca atua de forma gratuita e funciona a partir de doações. O projeto, liderado por cinco organizadoras, conta com nove lares temporários, que ficam com os animais até a sua adoção, além de cinco caroneiros, que ajudam com o transporte. Alimentação, remédios, areia sanitária, brinquedos e tratamentos médicos são fornecidos aos lares pela iniciativa.
Como participar
/// Para adotar uma cartinha, basta entrar em contato com a iniciativa pelo Instagram @gatotecapoa ou pelo WhatsApp (51) 99355-1015 informando a carta escolhida. As formas de ajuda serão combinadas com a iniciativa.
/// A Gatoteca também está recolhendo doações para abastecer as prateleiras e o caixa da iniciativa para 2023. Itens podem ser doados pelo Instagram ou pelo WhatsApp.
/// Para adotar algum gatinho da iniciativa, basta entrar em contato pelas redes sociais, telefone ou e-mail gatotecapoa@gmail.com.
Produção: Júlia Ozorio